O que você procura?

Aprenda agora qual o investimento que pode mais render e comece a realizá-lo a partir de hoje

Ao contrário do que muitos pensam, o investimento que pode mais render na sua carteira de investimentos não é aquele que tem a melhor rentabilidade. 

Na minha concepção, como especialista no assunto de finanças , o investimento que pode mais render na sua carteira é a reserva de emergência, também chamada de reserva de liquidez por alguns. 

Mas afinal, o que seria essa reserva ?

Basicamente, a reserva de emergência é um capital que você tem investido em uma aplicação que tenha as seguintes características

  • Ser muito segura
  • Não volátil: seu capital não estará sujeito a sofrer grandes oscilações
  • Com liquidez: de forma informal, significa que você consegue realizar o resgate desse capital no mesmo dia, caso precise

Esse capital varia muito de especialista para especialista, mas ele tende a corresponder a um valor equivalente de 6 meses a 1 ou 2 anos do seu gasto mensal.

Por exemplo, se você tem um gasto mensal de 10 mil reais. Um fundo de emergência contaria com no mínimo 60 mil reais para possíveis emergências.

Mas afinal, quais seriam essas emergências ?

  • Salário atrasado
  • Hospital não te pagou
  • Problemas com o carro, com a casa
  • Alguém da família passando por um problema de saúde

Como esse investimento pode render muito para você ?

Imagina que aconteceu algum problema com o hospital e ele ficou 2 meses sem pagar o teu salário. Se você não tiver uma reserva de emergência, provavelmente terá que partir para os empréstimos ou para o cartão de crédito. 

Você tem uma noção do quão caro é esse juros ? 

Pode variar de 10 a 30% . É por isso que eu digo que a reserva de emergência é o investimento que pode mais render, pois ela evita que você tenha que pagar juros que podem chegar na casa dos 30%.

Os seres humanos, principalmente os médicos, tendem a pensar que as emergências nunca acontecerão com eles. Entretanto, nós nunca conseguimos prever esse tipo de coisa. Além disso, ter um fundo de capital sobrando pode ser algo completamente interessante durante o surgimento de oportunidades.

Por exemplo, quem tinha uma reserva conseguiu pegar uma parte desse capital e aproveitar a compra de diversas ações a um preço muito mais barato do que o seu valor durante a quarentena .

Resumindo, reserva de emergência é um capital, correspondente a 6 meses do seu gasto mensal, que você tem investido em uma aplicação, com as seguintes características: ser muito segura, não volátil e com liquidez. Ele pode render muito para você, principalmente em situações emergenciais, como o próprio nome diz, evitando que você tenha que partir para empréstimos e/ou para o cartão de crédito, onde os juros são espantosos.

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp