3 aplicativos que vão salvar seus estudos

 

Aplicativos são sempre tão úteis, não é mesmo?

Pensando nisso, por aqui reuni mais dicas para aprimorar seus estudos para residência! Sei que vai chegando uma hora que vai batendo um desânimo e uma desmotivação, não é mesmo?

Mas lembre-se sempre que esse processo de estudos é uma longa maratona, e vão ter momentos que vai te faltar energia. Porém, é preciso manter o foco e a disciplina, comer aquela dose de glicose para dar um up e seguir em frente.

É nesse sentido que separei 3 aplicativos que vão dar aquele upgrade nos seus estudos e te dar um gás a mais nessa trajetória. 

 

Então, bora dar uma olhada?!

 

1. Forest 

 

Esse é famoso! Já pode ser um amigo de longa data de alguns de vocês, e para aqueles que não o conhecem ainda, pode começar a baixar. 

Esse aplicativo  tem como objetivo a contagem de tempo, mas de uma forma mais dinâmica e interativa. Lembram do método pomodoro?

Então, no pomodoro temos ciclos de estudos intervalados com tempos de descanso. Já mencionei em posts anteriores, mas para os novos tripulantes dessa jornada, trata-se de um método de estudos que colabora para maior foco e assimilação do conteúdo.

Nosso cérebro não consegue permanecer focado por longas horas em uma mesma coisa. Eventualmente você vai começar a cansar e se distrair. Para evitarmos a fadiga mental, aplicamos o pomodoro.

E como usá-lo na prática? Bem, o mais tradicional faz ciclos de 25 minutos de estudos + 5 minutos de descanso. Eu recomendo que você se desafie um pouco mais, conforme suas individualidades.

 Eu geralmente faço ciclos de 50 minutos + 10 minutos de descanso. 

E é nesse sentido que o Forest entra em ação. 

Você define um período de tempo para ficar focado em determinada tarefa e enquanto você faz a tarefa e o tempo passa, a ferramenta faz com que uma árvore cresça na tela do seu celular. 

Mas se você mexer no celular, a árvore morre. O objetivo é que você, ao longo do dia, plante várias árvores, até ter uma floresta própria. 

Para isso deve permanecer os ciclos de tempo determinados por você focado completamente no que se propôs a fazer. 

 

2. Anki

 

Esse app vai para os fãs de flashcards! Ele te ajuda na memorização por repetição espaçada. 

Resumidamente, você cria seus próprios flashcards nesse aplicativo, podendo ou não dividr por temas. Após isso, deve-se revisá-los diariamente, e ao respondê-lo classificar a questão de acordo com a sua dificuldade.

Para flashcards que você teve mais facilidade, o app irá programar a revisão após um período mais longo. E os mais difíceis vão sendo repetidos com uma frequência maior até que se tornem fáceis para você – após tanta repetição!

Lembrando que os flashcards são direto: pergunta simples e resumida, e resposta também. É um ótimo método para memorizar conteúdos mais decorebas e que você apresenta mais dificuldade.

Como classificações, escores, estadiamentos, entre outros. 

 

3.  Easy Study

 

Esse é um dos aplicativos que vai te ajudar na sua organização e planejamento dos estudos! 

Nele você cria um plano de estudos manualmente e você pode colocar quais matérias devem ser estudadas por dia e ele organizará sua semana a partir disso.

Então, chega de matéria atrasada! Falando nisso, confira esse post incrível com mais dicas sobre organização nos estudos para residência!

Você consegue se planejar diariamente, de acordo com seus horários disponíveis, para determinadas horas de estudos. É possível segmentar os estudos, de acordo com disciplinas e temas.

 Você também receberá notificações com avisos do que e de quando precisa começar a estudar. 

 

 

Mas, com certeza, o que vai mais impulsionar seus estudos, apesar de ainda não ser um aplicativo, é nossa plataforma de revisões do Mentoria Residência!

 

Com nossa mentoria você terá um calendários de revisões que são organizadas de acordo com as prevalências nas principais provas de residência e também com seu desempenho naquele assunto. 

Fora isso tem todo apoio e orientações dos monitores e da comunidade Mentoria Residência. Então, não fique de fora, hein!

Por hoje é isso!

 

 

Logo mais trago mais novidades para vocês! Bons estudos por aí e até logo!

 

Dani Brito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.