FINANÇAS

RESIDÊNCIA MÉDICA

FACULDADE

SÁUDE MENTAL

CARREIRA

Mudança no cenário médico

A NOVA DINÂMICA DA MEDICINA, SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ESSA MUDANÇA DO CENÁRIO MÉDICO ?

Não é novidade para ninguém, a cada dia que passa a dinâmica, não somente da Medicina, mas do mercado de trabalho como um todo, tem mudado, não é mesmo ?

Eu, particularmente, assim que me formei, fiquei um pouco perdido com relação ao mercado de trabalho e a como eu deveria me comportar perante tudo isso.

Até que um dia, eu fiz uma reflexão interna, de onde tirei muitos ensinamentos:

Todo mundo sabe que, principalmente nos últimos 20 anos, a realidade da Medicina vem mudando.

Isso se deve primordialmente ao aumento no número de médicos no país. 

A abertura de escolas médicas nos últimos 10 anos é algo que merece a sua atenção: tínhamos 178 faculdades de Medicina em 2010, em 2020 serão 340, isso é praticamente o dobro!!!

Você tem noção do impacto disso ? 

Você acha que o número de empregos, de vagas nas residências e de oportunidades dobrou também ? 

É óbvio que não!!!

O que mais vemos hoje são especialistas dando plantões de porta como generalistas, um cardiologista dando plantão no PS, aquele médico que atendia somente consulta particular voltando para o convênio médico. 

Sabe o por quê disso tudo?

É simples, apesar de o jogo ter mudado, muitos médicos continuam utilizando das mesmas táticas, não tentam entender essa nova dinâmica, insistem nas mesmas atitudes de 20/30 anos atrás, porém o mundo mudou.

O mercado mudou, as pessoas não se relacionam mais da mesma forma, e você achou mesmo que a Medicina não mudaria ?

Essa mudança no cenário médico já acontece e você precisa se adaptar a essa nova realidade. 

Olhe para esses números: 

A população nos últimos 49 anos aumentou cerca de 120% e a quantidade de médicos nesse mesmo intervalo de tempo aumentou cerca de 700%, isso é praticamente 6x mais, você tem noção do impacto disso ? 

As vagas de residência não acompanham esse aumento, o que te deixa a mercê daquela clássica lei de economia: a da oferta e da procura.

Se você tem muitos médico formados e poucas vagas de emprego, a tendência é que o preço pelo seu trabalho diminua, te deixando refém da vontade do mercado!!!

O problema é que o ego do médico é muito grande, ele não aceita trabalhar duro para não ter acesso às coisas que gosta, como os melhores restaurantes, os melhores carros, uma casa em um condomínio, entre outras. 

Isso faz com que ele comece a viver em uma bolha, ele crê que ganha muito e começa a gastar todo o seu dinheiro para manter o padrão. 

Porém…

Na verdade, ele só está correndo atrás do próprio rabo!!

Começa a dar plantão para pagar as contas do mês passado e isso não é saudável para nem para a sua saúde financeira, nem para a sua saúde mental!!!

Muitos médicos não são infelizes na profissão por não terem uma saúde financeira adequada. Não sabem como guardar dinheiro, como investir e como fazer o dinheiro trabalhar por eles, por isso a importância de saber sobre finanças médicas!!!

Isso tudo não é importante só para o médico ter caros bens materiais, mas é para ele ter uma vida que lhe possibilita ter tempo: 

  • Tempo para si
  • Tempo para ficar um final de semana tranquilo com a sua família
  • Tempo para poder almoçar tranquilo

entre outras coisas…

 E isso tudo é completamente fundamental para que ele possa ser feliz em sua profissão.

Portanto, meus queridos colegas de profissão, querem se destacar perante esse mundaréu de novos médicos formados ?

Então não fiquem refém da vontade do mercado, entendam que estamos nos deparando com uma nova dinâmica e que isso implica em vocês precisarem se adaptar a ela, ou seja, inovem !!

O que acharam desse artigo ?

Comentem aqui nos comentários e me conte quais têm sido as principais dificuldades que vocês têm enfrentado perante a nova dinâmica do mercado médico 😄

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: