Apresentação de slides na medicina: 9 dicas de ouro

Apresentação de slides na medicina: 9 dicas de ouro

A apresentação de slides na medicina é bastante comun. Ainda mais na pandemia, com tanta coisa virtual, ganhou ainda mais destaque. Por isso, e não apenas, é importante ter domínio! Não basta ser diferenciado, é preciso comprovar a diferenciação.

Já imaginou você ganhando destaque em um congresso? E que tal receber um belo elogio daquela professor fera? Isso e muito mais é possível, basta impressioná-los. E nada melhor para impressionar essas pessoas que uma excelente apresentação de slides na medicina.

Então, fica aqui comigo que vou dar 9 dicas pra vocês, beleza?

Dica 1: Não exagere nas suas apresentações de slide na medicina

Sabe aquele slide todo colorido, cheio de imagens? Então, ele também não é tão legal. Claro, também não precisa escolher um slide sem vida que nós acadêmicos já estamos tão acostumados ao longo do curso.

Na realidade, você precisa achar um meio termo. Por isso, você precisa construir uma linha de identidade visual e manter a mesma do início ao fim.

Ou seja, mesma paleta de cores, mesma diagramação e tudo igual. De cabo a rabo. Além disso, mais uma vez, não exagere, para não ficar com muitos distratores em meio às informações importantes.

Dica 2: Cuidado com as cores das suas apresentações de slide na medicina

Na realidade, essa é uma extensão da dica acima. No entanto, vale sempre ressaltar. Pra algo ficar legível, é preciso de contraste.

De nada adianta escrever com cor clarinha em um fundo brando. Vai ficar impossível de ler. Além disso, você precisa lembrar que os projetores dos lugares nem sempre são tão bons, diminuindo ainda mais o contraste.

Por isso, certifique-se que tudo que você escrever estará legível.

Dica 3: Adeque-se ao ambiente

Pensa numa apresentação feita em um congresso. Agora pensa em uma apresentação feita na faculdade. Apesar de ambas exigirem formalidade, são diferentes, concorda?

Pois é, você precisa entender bem o ambiente no qual irá fazer a sua apresentação de slides na medicina e se adequar a ele. Ou seja, garante o nível certo de formalidade, sem ficar preso demais nem descontraído demais.

E fica tranquilo, essa experiência vem com prática. Nos primeiros congressos, é normal ainda não estar afiado. Com o tempo você vai apurando e treinando essa habilidade.

Dica 4: Não se restrinja à apresentação de slides na medicina

Seguindo a linha da dica 2, entenda o ambiente e busque ir além apenas da apresentação. Ou seja, você precisará transformar sua apresentação em uma experiência diferente para os ouvintes.

Imagina essa cena aqui comigo. Você está apresentando em um congresso. De repente, chegam os avaliadores. Imagina se você der pra eles um impresso com um resumão da apresentação?

Entendeu agora o que eu quis dizer com não se restringir à apresentação? Crie uma experiência em torno dela. Marque o seu ouvinte positivamente e colha os frutos desse investimento ao final.

Só toma cuidado com o tempo. Saiba gerir seu tempo e não perca o foco central da apresentação.

Dica 5: Mantenha a sequência natural de leitura

Pelo costume, fomos condicionados a ler da esquerda para direita e de cima para baixo. Em alguns momentos, quebrar isso pode dar um toque diferente e legal na sua apresentação de slides na medicina.

No entanto, é preciso tomar cuidado, pois o tiro pode sair pela culatra. Ao fazer isso, você pode acabar comprometendo a compreensão do conteúdo. Então, use essa tática com moderação e cuidado!

Com organização, a chance de sucesso é muito maior.

Dica 6: A apresentação de slides na medicina é um guia

Essa, qualquer aluno de medicina conhece bem. Quem aqui nunca viu aula com aquele professor que só lê slides? Bem chato, né?

O objetivo dos slides é guiar a sua fala. A apresentação de slides na medicina não deve ser o foco da apresentação, mas sim um apoio, pra você e pros ouvintes. Por isso, você precisa saber se comunicar de maneira clara e eficiente.

Ela irá te apoiar ajudando a lembrar a sequência lógica e a não esquecer a linha de raciocínio. Além disso, vai ajudar os ouvintes a se manterem atentos e entenderem melhor o assunto.

Dica 7: Não escreva muito

Continuando a dica 6, apenas o principal deve estar na sua apresentação de slides na medicina. Por isso, não adianta escrever muito, foque no que mais importa.

Os detalhes e informações menos importantes devem ficar na sua fala. 

E se por acaso precisar escrever um pouco mais em um slide, tenta destacar o ponto mais importante em meio ao texto. Você pode fazer isso usando esquema de cores ou até mesmo negrito.

Ah, e essa escrita não pode conter erros. Então, um bom treino pra escrever bem é ler bastante e aprimorar a sua escrita a partir disso.

Dica 8: Saiba TUDO sobre sua apresentação de slides na medicina

A dica 7 já nos direciona direto pra essa aqui. Você precisa saber tudo, mas tudo mesmo, da sua apresentação. Por isso, estude muito o tema e também os slides.

Saiba onde cada informação está. Além disso, saiba falar sobre tudo, com informações adicionais e bem coordenadas. É normal se enrolar, mas fique calmo que com o tempo cada vez mais você vai ganhando fluência

Dica 9: Treino, treino e treino

Uma boa apresentação de slides na medicina não surge de um dia pro outro. Ou seja, ela é fruto de muitas tentativas, erros e acertos anteriores. Por isso, treine em cada pequena oportunidade.

Aproveite as chances na faculdade, os congressos e todos os eventos enquanto acadêmico. Ainda mais agora, que o online cresceu tanto com a pandemia, várias oportunidades por aí.

 Pode ter certeza que esse treino vai te trazer resultados no futuro. Com foco e determinação, eles virão.

Dica extra: Apresentações que convencem

Esse módulo do Medskill vai te ajudar demais. Nele, o Bernardo explica direitinho como fazer uma apresentação incrível. Além disso, ele mostra exemplos bem legais! Pode ter certeza que com ela você vai se destacar, e muito.

Bom pessoal, por hoje eram essas dicas que eu queria dar pra vocês! Espero que com elas vocês consigam fazer excelentes apresentações de slides na medicina! Se precisarem de algo, só chamar lá no nosso Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: