Aumento do número de novos médicos no Brasil: isto já é uma realidade?

Aumento do número de novos médicos no Brasil: isto já é uma realidade?

Nos últimos anos houve um aumento do número de novos médicos no Brasil. Sendo assim, você deve ter ouvido falar sobre isso em algum momento, já que esse é um tema que vem sendo bastante discutido na área médica. Mas este aumento já é uma realidade no cenário médico atual?

A Faculdade de Medicina da  Universidade de São Paulo (USP) com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizaram o estudo Demografia Médica no Brasil 2020. Este estudo “atualiza os conhecimentos acumulados na última década e traz novas informações detalhadas sobre a população de médicos e seu exercício profissional”.

Com base nesse estudo, hoje eu vou trazer pra vocês alguns dados sobre a demografia médica no cenário atual e como você pode se diferenciar. Vamos lá?

Qual o número de médicos registrados no CRM no Brasil?

Em novembro de 2020, o Brasil passou a contar com 500 mil médicos.

Nos últimos 50 anos, o número de médicos cresceu quase quatro vezes mais que o da população. Sendo que, nos últimos 10 anos, 179.838 novos médicos entraram no mercado de trabalho no Brasil.

Isso porque, nos últimos anos ocorreu a abertura de novas escolas médicas e um aumento do número de vagas nos cursos de Medicina que já existiam, liberadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual a projeção de novos médicos para o futuro?

Estima-se que em 2024 estarão formados 31.849 novos médicos.

De acordo com o estudo, “de 2020 a 2024, os números correspondem às vagas potencialmente ofertadas nos cursos de graduação das escolas médicas. Considera-se que cada vaga aberta em determinado ano corresponderá, provavelmente, a um novo registro médico seis anos depois, tempo de duração do curso”.



No entanto, pessoal, é claro que esses números irão sendo atualizados na medida em que forem autorizados novos cursos de medicina ou ativadas novas vagas nos cursos já autorizados. Mas claro, essa projeção já é bastante alta, não é mesmo?

Expansão de cursos e vagas de graduação

O fenômeno de expansão do ensino médico foi intensificado principalmente após o ano de 2013. Em curto espaço de tempo, o número de vagas saltou de 20.522 em 2013 para 37.346 em 2019, um aumento de aproximadamente 17 mil vagas. Neste período houve, em média, 2.804 novas vagas por ano”.

Como se diferenciar no cenário atual?

Então, galera, respondendo a pergunta que eu fiz pra vocês lá no início: o aumento do número de novos médicos já é uma realidade? Eu nem preciso dizer que: com certeza!

Como vocês viram, a explosão desse número será principalmente em 2024. No entanto, esse aumento já vem acontecendo ano após ano.

Com isso, vocês viram que não basta mais apenas se formar em medicina para garantir o seu espaço no mercado de trabalho.

Mas claro, não estou falando que não há mais espaço no mercado médico. Há sim muito espaço ainda para quem quer trabalhar!

O que eu quero dizer é que você irá precisar se diferenciar no meio de todos estes números para ter uma boa qualidade de vida e exercer a medicina que sonhou. Mas como?

1. Aprendendo habilidades que a faculdade não te ensina
2. Aprendendo a cuidar do seu dinheiro da maneira certa
3. Garantindo sua vaga em uma boa residência médica
4. Sabendo gerenciar seu consultório particular

Sendo assim, o Além da Medicina te prepara para tudo isso. Por isso, fique tranquilo, independente do momento da sua carreira em que você se encontra, o Além da Medicina pode te ajudar.

Até a próxima!

Marília Damo

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: