Começando a faculdade de medicina: e agora?

Começando a faculdade de medicina: e agora?

Esse texto é pra você, calouro que tá começando a faculdade de medicina! Vou falar um pouquinho e dar uns toques de como já chegar chegando e ser um aluno diferenciado desde os primeiros dias do curso!

Mesmo começando a faculdade de medicina, já é possível se destacar e ir além da medicina. Por isso, fica de olho nas oportunidades que aparecem e já vai direcionando o caminho para surgirem outras. Vamos lá, então?

Começando a faculdade de medicina e a mudança de atitudes

Um passo importante é você perceber o novo ambiente. A faculdade de medicina é muito diferente do colégio e dos cursinhos. Por isso, você vai precisar se adaptar.

Isso não quer dizer que você precisa ir da água pro vinho. No entanto, o ambiente mais maduro vai pedir certas mudanças. Seja na roupa, nos comportamentos ou na postura, preste atenção ao seu redor.

Com isso, você já vai começar a criar uma imagem. Zele por ela e preserve essa imagem. Às vezes, ela pode acabar ficando com você por muitos e muitos anos.

Além disso, você vai construir essa imagem nas suas apresentações. Por isso, saiba como fazer slides e como se portar nas apresentações e nas discussões. Ainda que não tenha a base teórica, mantenha a postura e impressione até mesmo os professores.

Começando a faculdade de medicina e mudando o modelo de estudos 

Sabe aquela apostila mastigada do cursinho? Pois é, aqui você não vai encontrar um material assim. Você vai encontrar livros densos, resumos confusos e materiais com erros.

Por isso, você precisa, aos pouquinhos, ir desenvolvendo um modelo próprio de estudos. Vai testando o que dá certo pra você! Tem quem prefira resumos, quem prefira flashcards e tantos outros métodos.

Vai testando, errando e fazendo de novo. Saber como estudar, mesmo que você esteja começando a faculdade de medicina, vai ser um grande diferencial ao longo de todo o curso. Você vai ser mais produtivo e aprender mais com menos esforço.

Conhecendo a medicina a partir das ligas acadêmicas

Você está só começando a faculdade de medicina. É normal não entender muito bem sobre o meio. Por isso, você pode entrar nas ligas acadêmicas!

As ligas acadêmicas são espaços fora das salas de aula para discussão e conversa. Existem ligas dos mais variados assuntos e especialidades. Ou seja, é uma maneira de se aprofundar nos vários campos médicos.

Quem sabe você não acaba se apaixonando por um tema que nem sabia que existia? Só tome cuidado. Você ainda tem uns bons anos pela frente. Por isso, não fecha sua cabeça e mergulha em apenas uma especialidade desde já.

Ainda assim, comece como ligante e quem sabe não assume alguma diretoria mais pra frente? Pode ser um bom passo em direção ao sucesso.

Além disso, lembre sempre da organização. Agora, é o momento de você conhecer o máximo de ligas possíveis. Mas não adianta se inscrever em todas e não sobrar tempo pra mais nada.

Não menospreze a sua saúde

De que adianta estudar um monte se você não cuida da sua saúde? Eu sei que o vestibular foi pesado. Também sei que você com certeza abriu mão de um monte de coisas legais nos últimos anos.

No entanto, você não pode deixar sua saúde de lado! Você vai ser um profissional da saúde em alguns anos. Então, o mínimo que você pode fazer é cuidar da própria saúde.

Organize bem o seu tempo e deixa sempre aquele horário pros exercícios. Além de ajudar na saúde, eles vão ajudar a manejar o estresse e as cobranças que você vai começar a encontrar. Por isso, não dá esse mole e já cria esse hábito.

Mesmo que esteja começando a faculdade de medicina, você já pode ganhar um dinheirinho

Sabia que existem várias formas de ganhar dinheiro na faculdade de medicina? Além disso, você pode juntar a fome com a vontade de comer e ainda aprender enquanto gera essa renda extra.

E mais, desde já, você já pode começar a investir  com esse dinheirinho suado. Por isso, é legal você já começar a dar uma estudada sobre finanças com leituras complementares e na internet e até mesmo maratonar o Finanças Dominadas!

Seja a sua melhor versão!

Bom pessoal, por hoje era isso. Mesmo que você esteja só começando a faculdade de medicina, em poucos anos já terá o seu CRM. A sua jornada começa agora, então aproveite cada segundo e dê sempre o seu melhor.

Caso queira aprender como desenvolver essas e outras habilidades, corre lá no MedSkill . O curso foi feito pensando também em quem está começando a faculdade de medicina. Por isso, tem muitos conteúdos bons pra te ajudar nessa jornada!

Espero que essas dicas ajudem vocês que estão começando a faculdade de medicina. Se precisarem de algo mais, só chamar lá no nosso Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: