FINANÇAS

RESIDÊNCIA MÉDICA

FACULDADE

SÁUDE MENTAL

CARREIRA

Como manter o foco na medicina em 4 dicas

Como manter o foco na medicina em 4 dicas

E aí, pessoal, beleza? Manter o foco sempre foi importante pros alunos de medicina. Apesar disso, a pandemia deixou evidente que isso não é uma tarefa tão simples assim. Seja pelo whatsapp bombando ou pelo céu azul na janela, é fácil perder a atenção.

Contudo, manter o foco é importante pro aluno diferenciado, isso é um fato. Apenas assim você conseguirá estudar tudo que precisa e se dedicar àquele currículo bem trabalhado.

Pensando nisso, eu vim aqui dar umas pra vocês conseguirem manter o foco mais facilmente. Então, vamos lá?

1 – Afastar o celular durante momentos de concentração ajuda a manter o foco

Hoje em dia, os celulares são um dos principais distratores. Podemos acessar redes sociais ou falar com qualquer um por meio deles. Por isso, eles acabam se tornando mais interessantes que as apostilas ou anotações que precisamos ler.

Dito isso, já sabemos que eles podem atrapalhar. Então, o que podemos fazer pra resolver essa situação?

Existem algumas opções aqui, vou enumerar algumas pra vocês!

1 – A primeira e mais óbvia é desligar o celular durante os estudos. No entanto, às vezes precisamos dele pra tirar uma dúvida com os amigos ou buscar aquele link perdido no whatsapp. Por isso, essa tática só funciona bem se você já tiver todo o material necessário em mãos.

2- Colocar no modo avião, para evitar notificações e toques. Apesar de funcionar, é muito fácil tirar do modo avião. Então, é preciso manter o foco e os impulsos de pegar o telefone nessa opção.

3 – Existem aplicativos que ajudam a manter o foco. Eles são uma boa opção, já que você acaba não usando o celular, mesmo com ele ali do lado. Eu tenho usado o forest ultimamente, inclusive escrevendo esse texto! Apesar de pago, ele ajuda bastante.

2 – Criar metas pequenas e grandes é importante para manter o foco

Quando falei de gestão do tempo por aqui, ressaltei a importância dos cronogramas. E uma das coisas que disse ser importante, foi criar metas.

Então, isso vale aqui também! Criar listas com as pendências mais importantes ajuda a manter o foco. Isso porque riscar atividades da “to do list” cria uma sensação boa de dever cumprido.

Mas não basta apenas fazer uma lista. É legal você colocar tarefas mais longas, por exemplo mensais, e tarefas mais curtas, por exemplo a matéria a ser estudada naquele dia. Isso com certeza vai te ajudar a manter o foco e a ser produtivo.

3 – Se dê mini recompensas ao cumprir metas estabelecidas

Essa dica tem uma forte relação com a dica 2. Se dar mini recompensas ajuda a estimular e a manter o foco para acabar com as suas metas. Por isso, você fica mais focado e mata elas mais rápido.

Além disso, as recompensas não precisam ser algo grandioso. Um quadradinho da barra de chocolate ou até mesmo alguns minutos de descanso já cumprem muito bem a função! Então, você poderia se dar 5 minutos de descanso a cada 25 minutos de foco, que tal? Essa é a famosa técnica Pomodoro.

Contudo, quando não conseguir cumprir a meta ou não mantiver o foco, não pode pegar a recompensa. Dessa maneira, você se condiciona cada vez mais a não interromper a sua atividade por quaisquer motivos.

4 – Ache um método de estudo que se adeque melhor a você

Se você precisar aplicar um método de estudo que não gosta, com certeza vai ser mais difícil manter o foco, né?

Tem gente que prefere resumo, tem gente que prefere ler livro texto e ir iluminando os trechos importantes, tem gente que prefere ver gravações da aula ou vídeo-aulas no YouTube, por aí vai.

O importante é você achar um método que se sinta confortável e consiga manter o foco. Mas e se você não souber qual deles é o melhor pra você?

Se isso acontecer, a melhor solução é testar os diferentes métodos e ver com qual deles você consegue manter o foco por mais tempo. No início pode ser chatinho, mas vai compensar quando achar o seu método ideal!

Dica extra: ferramentas de produtividade

Não deixa de conferir o texto que saiu ontem sobre ferramentas de produtividade. De maneira parecida com os apps que ajudam a manter o foco, essas ferramentas vão aumentar sua produção e te fazer ir além da medicina!

Bom pessoal, por hoje era isso! Espero que essas dicas ajudem vocês a manter o foco e a serem a melhor versão que podem ser!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: