Como organizar minhas revisões nos estudos para residência?

 Como organizar minhas revisões nos estudos para residência?

Eu não preciso te lembrar que as revisões são a base para consolidarmos nosso conhecimento não é mesmo?

Isso ocorre pois o processo de aprendizado faz uma curva decrescente do tempo em relação à memorização e retenção do conhecimento. Por isso, tudo que  aprendemos está a um passo de ser esquecido – principalmente sem revisões de estudo a fim de tornarmos aquela uma informação importante de ser memorizada.

Logo, para que você se dê bem nas provas de residência e também na vida profissional, aqui vão algumas dicas para direcionar sua organização de revisões!

 

1. Crie uma rotina de revisões

Simmm, o primeiro passo é se organizar e começar. Para começar a ter constância, criar um horário específico durante o dia, ou firmar alguns dias da semana que serão destinados à revisão.

De início pode parecer complicado ou muito diferente do que está acostumado, mas depois de inserido em sua rotina de estudos, ficará muito mais simples de ser aplicado. E é importante ter em mente que apenas estudar as matérias não é suficiente para realmente aprendê-las e fixá-las.

 

2. E como organizar meu calendário de revisões para as provas de Residência?

Existem diferentes formas de colocar em prática suas revisões. A mais conhecida delas é a 1-7-30-90. E como ela funciona?

Vamos supor que você estudou uma aula hoje. Então sua primeira revisão será amanhã – um dia depois. Então, você se organizará para revisar novamente dentro de uma semana. E a terceira, dentro de um mês. E assim sucessivamente. Essa é a maneira clássica!

Mas como melhorar essa dinâmica de revisão?!

Minha dica aqui é você espaçar suas revisões de acordo com seu desempenho naquela matéria. Caso você já tenha um conhecimento aprofundado daquele conteúdo, você pode fazer um espaçamento maior entre as revisões. Porém, se fosse acha que ainda tem muitas lacunas, é hora de revisar com uma frequência maior.

E sabe que temos uma plataforma que faz toda essa logística especialmente para você em nossa Mentoria Residência, não é? Pois bem, a Mentoria oferece uma planilha inteligente de revisões que vai salvar seus estudos. Dê uma olhadinha lá!

 

3. Mas que material usar para revisar?

Não dá pra hesitar nessa pergunta! A resposta sempre será QUESTÕES! 

As questões são a forma mais prática e fidedigna de se preparar para as provas de residência. Então, ao revisar determinado assunto, o aconselhado é realizar um bloco de 30 a 60 questões.

Mas faça as questões de forma inteligente, hein?! Nada de fazer por fazer. Tenha a percepção do que você mais está errando naquele assunto e se é necessário recorrer a alguma material teórico para suprimir esse déficit.

Se você ainda tem dúvidas de como fazer as questões de forma produtiva, confere esse post que vai te salvar!

 

4. E como ter controle das minhas revisões?

Um dos pilares mais importantes na preparação para a residência é a metrificação de seus estudos!

Eita, mas o que é isso?

É você anotar os resultados de suas revisões e acompanhar sua evolução ao longo do ano. Então, para isso, te aconselho ou fazer parte da nossa Mentoria Residência, que te ajuda com gráficos e relatórios acerca da sua desenvoltura…

…ou você criar uma planilha no excel ou em um programa semelhante. Nessa planilha é interessante anotar:

  • Quantidade de questões feitas
  • Quantidade e porcentagem de acertos
  • Tempo de estudo destinado àquela revisão

Ao anotar tais tópicos, você pode ter uma noção da sua evolução naquele assunto no decorrer do tempo e ver quais são os temas que vão demandar um maior número de revisões devido uma menor porcentagem de acertos. 

 

Agora você já sabe como usar as revisões ao seu favor e trazer o ciclo do esquecimento para o seu time. Então chegou o momento de colocar em prática! 

E não deixe de pegar as dicas de preparação nessa reta final nesse post aqui!

Até o próximo conteúdo,

Dani Brito

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: