Edital de Residência: o que procurar?

Edital de Residência: o que procurar?

O Edital de Residência tem todas as informações necessárias para o inicio da sua caminhada como futuro residente.

Você chegou até aqui se dedicando muito para realizar e passar na prova da sua instituição dos sonhos. Com isso, seu esforço muito em breve será recompensado. 

Mas, antes disso, você tem que estar muito atento ao período de inscrições das provas e sabemos como um Edital de Residência Médica pode ser confuso. 

Para isso, trouxemos os principais pontos a serem observados em cada edital ANTES de se inscrever na prova. Tá pronto? Então pega a caneta e anota essas dicas!

Começando a entender o Edital de Residência

O primeiro ponto a conferir no Edital de Residência é a forma de se inscrever para o processo seletivo. Hoje, as principais provas tem inscrição pela internet. Mas fique atento para exceções, como inscrições pelos correios ou presencial. 

Ah, não se esqueça de conferir o período das inscrições, não vá perder o prazo, hein!?

Em seguida, tenha em mente a quantia a ser investida para realizar a prova de Residência Médica. Aqui os valores variam bastante entre as instituições. Portanto, fique ligado porque as inscrições podem custar entre 400 e 600 reais por prova.

Depois disso, confira no Edital o local e a data de realização da sua prova. Mas CUIDADO! Não se inscreva em duas provas no mesmo dia, o que ocorre com certa frequência no estado de São Paulo. 

Sobre o processo seletivo do Edital de Residência

Logo após, confira no edital as etapas da prova. Existem processos seletivos com prova objetiva, prova prática/multimídia e entrevista com análise curricular e outros processos mais simples. 

E é muito importante conhecer o estilo da prova que você vai prestar, já que isso vai impactar diretamente na sua preparação da reta final!

Se houver entrevista com análise curricular, procure saber como apresentar seu currículo, o que ele deve conter e a ordem de compilar seus certificados. Falaremos mais sobre currículo e entrevista aqui no blog, não perca!

Por fim, marque em seu calendário o dia em que a prova será aplicada, quanto tempo você terá para realizar as questões e o que pode (e, principalmente, o que NÃO pode) ser levado para o local do processo seletivo. 

Dicas extras para mandar bem

Você quer fazer provas como treineiro? Pois é, saiba que algumas instituições oferecem descontos de até 50% do valor da inscrição. Além disso, você pode escolher especialidades menos concorridas para avançar até a segunda fase. 

Sempre é bacana conhecer o clima da prova com antecedência. Se tiver a oportunidade, recomendamos que faça!

Gostou desse conteúdo? Quer se preparar para as Residências Médicas mais concorridas? Então venha para o Mentoria Residência

residência médica

Nossa equipe te entrega os temas mais prevalentes de diversas provas de Residência Médica do Brasil. Isso facilita seus estudos especialmente na reta final.

Valorize seu tempo! Estude apenas o que gera impacto no seu resultado! 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: