Entrevista para prova de residência: como se sobressair?

Entrevista para prova de residência: como se sobressair?

Fala meus queridos! Mais um post para você usar ao seu favor nas provas de residência, e se sentir um pouco mais preparado para a entrevista que te espera!

Até porque se você estiver seguindo as dicas de estudo e preparação para as provas de residência desse blog, meu caro, serão muitas segundas fases que virão.

Então, seguem dicas valiosas para você se sobressair nessa etapa e avançar na classificação.

 

Se prepare para a entrevista

Não adianta que você vai chegar no momento da entrevista e brilhar falando qualquer coisa que venha a sua cabeça!

Assim como uma primeira fase, a entrevista merece uma atenção especial e um tempo de treino do que vai ser falado nesse momento esperado. 

 

Por isso, aqui vão alguns pontos que devem estar na ponta na língua:

 

  • Mostre conhecimento sobre sua instituição de desejo. Por isso, tente, antes da entrevista, estabelecer algum contato com residentes e alunos daquele hospital. Capte os principais pontos relacionados ao funcionamento da instituição e sua filosofia;
  • Conheça o fluxo da residência, como funciona cada etapa e suas expectativas para essa nova etapa da sua vida;
  • Prepare respostas para perguntas certeiras, tais como: “por que a especialidade e a instituição?”; “principal qualidade e defeito?”, “por que você merece a vaga?”;
  • Domine seu currículo dos pés a cabeça, pois ele será questionado em vários pontos;
  • Enalteça seus pontos fortes em sua trajetória, seja publicações importantes, ou  algum cargo importante durante a faculdade, ou mesmo algum estágio que tenha agregado na sua escolha. Foque nisso! 
  • Mostre o que você aprendeu com seus erros durante suas escolhas na faculdade, justificando porquê não fez algum item do currículo;
  • Transmita comprometimento com a instituição. Se questionarem sobre dar plantões ou outros tipo de trabalho em concomitância com a residência, mesmo se o fizer, negue. Eles gostam de saber que você será dedicação 100% a residência, embora a parte financeira grite socorro nesse quesito;

 

residência médica

Faça uma boa primeira impressão

Aquele famoso de que a primeira impressão é a que fica deve ser levado em consideração nesse momento! Logo, opte por um vestiário adequado – sem exageros, e que transmita confiança. 

Não esqueça de manter uma postura de tranquilidade e leveza, olhe olho no olho, chame seus entrevistadores pelo nome e usando Dr/Sr e mantenha um tom de voz mediano. 

Também faça pausas de poucos segundos entre as perguntas, para não demonstrar ansiedade ou afobação. E para você organizar suas ideias na cabeça.

E lembre-se de priorizar a arguição. Nada de frases clichês e pré prontas.

 

Seja você mesmo na entrevista

Por isso, não invente personagens. Demonstre sua personalidade, mostre o quão único você é e o quanto você pode contribuir para o crescimento da residência na sua instituição.

Além disso, é importante você mostrar que nem só de medicina, vive o recém formado. Fale sobre você, sobre experiência diferentes que vivenciou em sua trajetória, fale sobre seus hobbies e como eles contribuem para suas qualidades a serem agregadas àquele grupo.

Portanto, confie no seu potencial e na sua trajetória!

 

É isso meus amigos, espero que tenham todo sucesso nessa fase e que se sobressaiam em relação aos demais, conquistando assim sua sonhada vaga de residência. 

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: