Gastando mais do que deve: cuidado com as armadilhas!

É muito comum vermos médico por aí gastando mais do que deve. Com isso, ele vai precisar trabalhar mais e, de certa forma, perder a qualidade de vida que buscou ao aumentar os custos.

Por isso, é preciso muita atenção e inteligência financeira pra não sair gastando mais do que deve com coisas bobas ou desnecessárias. Quer alguns exemplos? Checa esse vídeo aqui que o Maikel fez:

Vambora pra conversa de hoje, então?

Gastando mais do que deve com moradia

Muitas vezes, você já mora em um lugar bacana e que te atende bem. Ainda assim, há aquela pulga do dublê de rico atrás da orelha falando pra você procurar um apê maior ou com piscina e mil outras coisas.

Mas será que isso faz realmente sentido ou você só vai estar gastando mais do que deve? Isso na verdade é um erro financeiro!

Você deve pensar friamente e considerar se essa mudança é realmente relevante. Além dos custos da mudança e os maiores gastos com o local novo, a tendência é que tudo aumente, desde a conta de gás até o mercadinho da esquina.

Por isso, tome cuidado com esses impulsos. Pensa bem se a sua casinha realmente precisa mudar. Se for de fato o caso, bola pra frente, se não for, vale a pena dar uma segurada. Aí pega o excedente e, em vez de gastar, investe e relaxa lendo um livro enquanto os juros compostos trabalham por você!

Gastando mais do que deve com carro

Todo ano vão lançar um modelo novo do seu carro. Isso quer dizer que você precisa mudar de carro anualmente ou a cada dois anos? Acho que não, né.

A lógica é a mesma da moradia, já que são dois custos importantes mensalmente. Se o seu carro ainda está bom e não está te deixando na mão, talvez valha a pena continuar com ele. Mas é preciso ser racional também, “não ter o último sistema de som moderno e atualizado” não é te deixar na mão, tá?

Uma vez mais, carros mais novos vão implicar um custo alto. Em primeiro lugar, tem o próprio custo da compra do carro. Mas além disso, tem também IPVA mais alto, seguro maior e todos os outros gastos anexos. Esses custos são muitas vezes esquecidos, então é importante se familiarizar desde cedo com o mundo das finanças.

Gastando mais do que deve com compras desnecessárias

Apesar de semelhante aos tópicos anteriores, esse merece atenção especial. Afinal, um carro ou casa novos são bem mais caros que essas besteiras do dia a dia. Com isso, você corre o risco de sair por aí gastando mais do que deve e nem perceber!

Sabe aquela bugiganga que você nunca vai usar? Ou até mesmo aquela compra baratinha mais que vai quebrar no primeiro uso? Pois é, essas são as compras desnecessárias.

E como o velho ditado já fala, de grão em grão a galinha enche o papo. O mesmo vale pra sua fatura, beleza? De real em real, ela fica bastante alta.

Gastando menos com Finanças Dominadas

O meu objetivo aqui não é falar pra nunca gastarem nada. Mas é preciso pensar bem antes de assumir gastos. Com bom uso desse dinheiro suado, você constrói seu patrimônio e um dia todos esses gastos não serão um problema pra você.

Então, mantenha a visão de longo prazo e já assina o Finanças Dominadas, pra aprender como chegar lá!

Bom, pessoal, por hoje era isso que eu queria conversar com vocês. Espero que tenha entendido os riscos de sair gastando mais do que deve sem pensar no futuro. Se precisarem de algo, só chamar lá no nosso Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.