Gestão do tempo: seja produtivo e eficiente na medicina

Que a nossa rotina é super cheia e intensa eu não preciso nem falar, né? Ainda mais se você quiser ser um aluno diferenciado, quando só assistir as aulas e ler os livros não é suficiente. Eis que surge a gestão do tempo!

Com certeza a rotina integral é puxada, então é muito importante, aliás, essencial, que vocês saibam gerir bem o tempo. E não adianta simplesmente ter um planner bonitinho, você precisa controlar de verdade o seu tempo.

Pode parecer simples, mas nem sempre é assim. O que mais acontece por aí e o aluno ir assumindo cada vez mais compromissos até que ele não consiga entregar mais bons resultados.

Vamos falar um pouco sobre a gestão do tempo, então?

Afinal, o que essa tal de gestão do tempo?

Resumidamente, gestão do tempo é você planejar e ter um controle consciente de quanto tempo você investe nas atividades. O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade na sua rotina.

Por exemplo, você tem 3 provas diferentes em uma semana. Nesse caso, a gestão do tempo vai ser você sentar e organizar os estudos, lembrando do descanso e dos exercícios.

Exemplo de calendário de estudos para gestão do tempo em época de provas

E olha que nesse exemplo aí em cima eu nem coloquei final de semana, hein! Fiz isso porque existem pessoas que preferem dar um gás maior nos dias úteis e descansar mais no final de semana e tem aqueles que preferem aproveitar os dias sem aula pra dar um gás nos estudos.

Eu já falei ali em cima, mas sempre bom relembrar: não esquece de colocar os autocuidados no cronograma e também os aprendizados extra-acadêmicos, como marketing e finanças.

Basta apenas se organizar?

O que vou falar agora é meio óbvio, mas não basta você se organizar direitinho se não colocar em prática. Pegando o gancho do exemplo lá de cima, de que adianta você estabelecer cronograma de estudo se não sentar na cadeira e estudar de fato?

Por isso, não adianta você fazer um cronograma utópico. É importante que você se conheça e saiba seus limites. Crie metas razoáveis e lembre que você está correndo uma maratona, não um tiro de 100 metros.

Então, a organização e o bom senso vão sempre estar andando de mãos dadas. Claro, vão ter aqueles momentos que você vai precisar dar uma forçada, como semanas de provas, mas a gestão do tempo deve sempre estar presente, pra maximizar resultados.

No caso específico dos estudos, a gente já falou um pouquinho sobre isso, dá uma checada lá!

E pra que serve a gestão do tempo?

Como eu já disse ali em cima, a gestão do tempo é imprescindível para aumentar eficiência e produtividade, duas qualidades importantes para acadêmicos que querem ir além da medicina.

Aliás, ser eficiente e produtivo não é útil só pros alunos, mas também pros médicos. Já pensou ter que conciliar plantão, consultório, cuidar dos empreendimentos, se manter atualizado cientificamente, dar atenção pra amigos e família e ainda cuidar da saúde? Se você aplicar a gestão do tempo fica menos complicado!

Pra tirar do plano das ideias, a gente pode voltar pro exemplo das provas. Se você planejar direitinho o que vai estudar e quando, com certeza o seu estudo vai render mais, você vai estudar uma quantidade de matéria maior no mesmo espaço de tempo e vai acabar aprendendo mais.

Isso tudo porque você se organizou e soube priorizar o que é mais importante. Esse esquema, na realidade, é bem parecido com o que a gente ensina na Mentoria Residência, então vale checar, se estiver na reta final do curso já!

Beleza, e como aplicar a gestão do tempo?

Apesar dos resultados enormes e de toda importância que venho falando desde o  início do texto, a aplicação é mais fácil do que parece, pode acreditar. Vou dar umas dicas bem rápidas e diretas pra você aprimorar a sua gestão do tempo e conseguir se destacar nos seus projetos.

Lembra que são dicas, então talvez você não se adapte a todas, mas não custa tentar e ver se dá certo. Vamos lá?

Dica 1: Faça uma lista com suas tarefas em ordem de importância

Um conceito importante de gestão do tempo é matar primeiro as tarefas que são mais importantes. Pra isso, é importante você tirar um tempinho antes e listar tudo que precisa fazer já em ordem.

Só se liga que isso não quer dizer que você vai deixar as tarefas menos importantes de lado. Você simplesmente vai gastar mais tempo e estar mais descansado ao realizar as mais importantes, por isso é legal priorizá-las.

Dica 2: Crie metas

Não precisam ser metas gigantes, no estilo JK (50 anos de matéria em 5 dias), pequenas metas já são um bom estímulo. Essa é uma forma bem interessante de gestão do tempo.

Ainda melhor, é você se dar um mini prêmio pela meta cumprida, seja um pedaço de chocolate ou até mesmo uns minutinhos de descanso antes de iniciar a próxima meta, aí e com você! Existem, inclusive, apps que podem te ajudar com isso, o que não falta são opções.

Dica 3: Não procrastine 

Eu sei que de vez em quando a preguiça pra começar é enorme, ainda mais agora na época de ensino remoto, com tantas distrações. Apesar disso, é importante lutar contra a preguiça e sair da inércia logo, sem enrolação. Então cuidado com as redes sociais (só dá aquele último confere no nosso Instagram) e com outros distratores.

De nada adianta planejar uma gestão do tempo se você gastar um bom tempo antes de começar com a programação, então vambora!

Dica 4: Saiba dizer não

Na ânsia de aprendermos tudo sobre tudo, muitas vezes a gente acaba se envolvendo em mil e uma atividades. Nesses casos, é importante você se conhecer e, principalmente, conhecer seus próprios limites.

Se você considerar que alguma atividade não vai te agregar ou que o tempo que ela demanda não faz jus ao benefício que ela entrega, diga não. Só toma cuidado pra não fechar as portas pra sempre. Em alguns casos, é interessante manter as portas abertas e os contatos criados, vai que no futuro aquilo passa a fazer sentido.

Em outros casos, pense bem sobre as oportunidades que aparecerem. Se algo muito legal surgir do nada, às vezes você vai precisar dizer “chega” para aquela atividade mais antiga.

Dica 5: Cuidado com o multitasking

Quando a lista de afazeres tá cheia, mesmo após estabelecer uma ordem de importância, é comum tentar fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo pra tentar agilizar. Toma cuidado que isso não é gestão do tempo, já que você talvez acabe não fazendo nenhuma das tarefas direito.

Se dedique pros seus afazeres e, quando acabar, siga para o seguinte. Claro, tem vezes que surge uma urgência do nada e você precisa se desdobrar, acontece com todos. Mas ainda assim, tenta minimizar ao máximo a divisão da atenção, beleza?

É isso, pessoal, espero que vocês consigam aprimorar a gestão do tempo com as dicas que eu dei aqui!

Um abraço,

Eric Slawka

 

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