Internato em medicina: como funciona?

Faala galera! O internato em medicina é uma fase muito esperada (e às vezes temida) por muitos estudantes de medicina. Acontece que muitos alunos passam a faculdade toda sem saber como o internato funciona. Assim,  acabam descobrindo isso apenas na reta final da faculdade.

Mas calma…

Por isso, hoje nós vamos falar pra vocês como funciona o internato em medicina pra você tirar todas as suas dúvidas. E claro, já chegar nesta etapa essencial da faculdade dominando e se preparando para o que está por vir.

Bora lá?


O que é o internato em medicina?

O internato em medicina é o período correspondente aos últimos dois anos do curso de medicina. Nesta etapa, os internos têm vivências em sua maior parte práticas da medicina. Ou seja, os alunos irão realizar atendimentos aos pacientes com a supervisão do seu preceptor. 

E onde acontecem estas práticas?

Elas acontecem em diversos cenários e dependem da área que você está passando. Por exemplo:

O internato é remunerado?

Não, pessoal. O internato faz parte da grade curricular obrigatória do curso de medicina, correspondendo em média a 35% da carga horária total. Ou seja, não é uma atividade extracurricular.  

Em quais áreas irei fazer meus rodízios?

Os dois anos de internato são divididos em 6 grandes áreas. São elas:

O que são os estágios optativos?

Os estágios optativos correspondem a um período de 3 meses em que o interno escolhe outras instituições de ensino para realizar seus estágios. Você fica livre para escolher onde e qual área deseja realizar neste período.

E onde escolher eles?

Aqui, uma dica é escolher instituições que você deseja prestar prova para residência médica e também a área que você tem interesse. Dessa forma, você pode conhecer o serviço da residência antes de optar por lá.

Além disso, também há a opção de fazer seus estágios optativos em outros países. Para isso, é preciso ver quais países a sua universidade possui vínculo.

Como é a carga horária?

O limite de carga horária é 40 horas semanais, conforme a  LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008.

No entanto, essa carga horária pode variar a cada dia da semana. Irá depender da rotação onde você esteja passando.

Como mandar bem no internato em medicina?

Aqui no blog a gente tem um texto com 15 passos para você se destacar no internato. 

Não vai deixar de conferir, né?

Até a próxima, pessoal!

Marília Damo

internato medicina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *