Internet nos estudos: cuidado pra não se enrolar!

Hoje em dia, é muito comum usar a internet nos estudos. Certamente, ela é uma ferramenta essencial no dia a dia. Ainda assim, há quem acabe escorregando e procrastinando por ela.

Por isso, hoje vou falar um pouco como usar a internet nos estudos sem se enrolar todo e acabar perdendo o foco.

Vamos lá?

Método, com ou sem ou sem internet nos estudos

Quando você for estudar, é essencial que tenha um métodos. Todos nós sabemos que o volume de matéria na medicina é enorme. Você realmente quer tentar encarar tudo isso sem um plano?

Já demos várias dicas por aqui, vale a pena você dar uma conferida. Elas valem desde os primeiros períodos até o estudo pra residência no internato. Sempre tenha em mente que esse método vai ser seu, então vai na tentativa e erro até adaptar certinho ao seu gosto, beleza?

Pensa nos flashcards, por exemplo, que são o método de escolha de muitos por aí. O que é mais fácil, baixar um app que te ajude ou fazer mil cartões a mão? E se for estudar em grupo, será que uma video-chamada não pouparia o tempo do deslocamento?

Assim, você vai ter o momento certo pro descanso, o que diminui a chance de perder o foco nos momentos ativos. Tenta estabelecer esse método e diz pra gente se ajudou, geralmente dá bastante certo!

Internet nos estudos como fonte

Sabe aquele livro enorme e super pesado? E se eu te disser que com uma simples pergunta no Google você pode obter a resposta?

Claro, eu não estou dizendo que internet é melhor que livro ou vice-versa e nem que você deve ou não comprar livros, isso fica a critério de cada um. Ainda assim, é inegável que a maioria das respostas você encontra na internet.

Por isso, use e abuse da internet quando estiver com dúvidas. Não adianta estudar e continuar com dúvidas, não só aquele pode ser o exato ponto que vai cair na prova, como essa lacuna pode desandar todo o estudo futuro.

Um detalhe importante é saber checar as fontes. Além de ter muitas respostas, também tem muita besteira na internet. Então, olhe com calma e analise criticamente pra não acabar aprendendo coisas erradas.

Vários cursos online podem agregar

Eu já citei essa frase por aqui, ela é mais ou menos assim: “quem só sabe medicina, nem medicina sabe”. Sabe o que isso quer dizer?

Você não pode ser um médico leigo em outros assuntos. É importante saber também sobre finanças e outros assuntos de interesse. A leitura e cursos online são a grande ferramenta pra adquirir esses conhecimentos.

Assim, você pode usar a internet nos estudos desses temas. Com certeza se tornará um profissional e também uma pessoa mais completa! Quer um exemplo perfeito?

O MedSkill tá aí pra provar que existem várias maneiras de ir além da medicina usando a internet nos estudos. Lá você vai encontrar aulas e outras pessoas que, assim como você, querem ser melhores e ir mais longe!

Bom, pessoal, esse era o papo que eu queria ter com vocês hoje. Acho que deu pra mostrar que a internet nos estudos pode ajudar, mas é preciso tomar cuidado pra não se enrolar! Se precisarem de ajuda ou até mesmo quiserem dicas de estudo, só chamar lá no Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.