Leitura complementar na medicina

Leitura complementar na medicina

Um médico completo é aquele que sabe além da medicina. Por isso, a leitura complementar na medicina é uma grande aliada. É com ela que você vai se tornar diferenciado, durante e após a faculdade.

Claro, um Lattes sólido ajuda. Mas nada adianta se você não souber se portar em uma entrevista, por exemplo. E sabe onde você aprende isso? Pois é, com a leitura complementar na medicina.

Afinal, já disse o professor Abel Salazar:

“O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe”

Mas o que seria a leitura complementar na medicina?

Basicamente, seria qualquer leitura fora do ambiente da medicina. Ou seja, aquele livro didático de anatomia ou de fisiologia não conta. Além disso, não precisam ser só livros técnicos de outras áreas.

A leitura complementar na medicina é uma excelente forma de aprender outras coisas, como investimentos e soft skills. Mas você não deve se restringir a isso. Literatura é cultura! Leia também por prazer. Romance, drama, os clássicos literários, leia de tudo um pouco.

Não apenas isso vai te tornar uma pessoa interessante e cheia de assuntos. Além disso, você vai melhorar sua escrita, interpretação de texto e compreensão de mundo.

Então, o que você deve ler?

Como já disse ali em cima, tudo. Desde artigos científicos fresquinhos até livros escritos há 100 anos.

O acesso hoje é bem mais fácil. Com isso, você consegue colocar milhares de livros no celular, por exemplo. Assim, não precisa carregar peso e nem mesmo sair de casa. Use isso a seu favor!

Claro, você não é obrigado a gostar de tudo. Isso é 100% natural. No entanto, dê uma chance e pelo menos teste as leituras antes de criar uma opinião. Afinal, já diz aquele ditado famoso “nunca julgue um livro pela capa”.

Alguns temas de leitura complementar na medicina importantes

Aqui, vou dar dicas apenas de temas mais técnicos, beleza? A leitura mais geral que reforcei tanto ali em cima fica a gosto de cada um. Mas novamente, experimente a literatura pra ver do que vocês gostam ou não.

Vou dar 5 temas que são legais para vocês saberem, então. Vamos lá?

1 – Inteligência financeira

2 – Comunicação

3 – Gestão de negócios e empreendedorismo

4 – Liderança

5 – Inteligência emocional

Uma dica extra, fugindo um pouco dos livros técnicos. Leia biografias de médicos. Temos muito a aprender com a experiência e com os relatos de quem já chegou onde queremos chegar. Se quiser complementar, checa o Vida de Residente no Medskill

E como conciliar a leitura complementar na medicina com a faculdade?

Com certeza, essa é a grande dúvida da maioria de vocês. Existem 3 pontos importantes aqui: organização, gestão do tempo e saber como estudar. Confere os posts, porque já falamos um pouco sobre isso tudo aqui!

Basicamente, você deve se dedicar muito à faculdade, mas não deve viver só por ela. E o que isso quer dizer? Que você precisa de tempo pra você e pra dedicar às atividades complementares, como a leitura. Além disso, precisa saber extrair o melhor da faculdade e da leitura com o tempo que se dedicar.

Você tem duas opções principais, ambas válidas e muito usadas:

1 – A primeira é você dedicar um tempo exclusivo para a leitura. Pode ser antes de dormir, depois do almoço, fica a seu critério. O importante é conseguir marcar no seu cronograma e focar na leitura complementar na medicina nesses horários.

2 – Além disso, você pode usar as horas vagas do seu dia. Lê um pouco enquanto o professor não chegar na sala, no transporte pra faculdade, se chegar adiantado. As opções são inúmeras. E lembra que falei da facilidade dos livros digitais lá em cima? Eles são uma boa opção aqui, caso você se adapte.

O importante é ler

No final das contas, o importante é criar o hábito da leitura. No começo pode ler poucas páginas. Mas quando menos esperar, vai estar lendo um livro inteiro e nem perceber!

Bom pessoal, por hoje era isso que eu queria conversar com vocês. Espero que consigam inserir a leitura complementar na medicina na vida de vocês, boa sorte! E já sabem né? Se precisarem de ajuda ou quiserem dicas, corre lá no nosso Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: