Liderança: 4 dicas pra sua faculdade de medicina

Liderança: 4 dicas pra sua faculdade de medicina

A liderança é uma das soft skills importantes para o médico. Isso é um fato! Por meio dela, você consegue se destacar em meio à demografia médica concorrida.

Por isso, é legal você começar a desenvolver a sua liderança desde a faculdade. É possível, seja a frente de uma liga acadêmica ou nos trabalhos em grupo. Então, não dá esse mole e presta atenção.

Como as outras soft skills, isso não entra no seu Lattes ou no currículo médico ​. Ainda assim, pode te ajudar na carreira, por exemplo ajudando com oportunidades internacionais ou a conseguir empregos. De qualquer forma, desenvolva sua liderança desde já!

Mas o que significa liderança?

Eu poderia ficar falando horas aqui de definições e exemplos. Mas vou tentar resumir, pra vocês gravarem o que mais importa aqui!

Um líder é aquela pessoa capaz de influenciar, inspirar e comandar um grupo.

Dessa forma, um líder na medicina pode ser aquele médico influente que é referência na sua área, um chefe de serviço ou até mesmo aquele que assume a frente na hora que o calo aperta.

Ou seja, não necessariamente é aquele famoso ou com um bom marketing, mas sim aquele que inspira nas ações. E aí, já tá com vontade de liderar?

Vou te dar, então, 4 dicas pra você aplicar na faculdade. Não importa se está só começando ou já tá lá no internato, guarda essas dicas por perto!

Dica 1: Uma boa liderança envolve empatia

Pra começar, eu preciso explicar rapidinho o que é empatia, né? Então, empatia pode ser beeeem resumido como “se colocar nos sapatos do outro”. Ou seja, é entender a situação de outra pessoa.

Eu disse lá em cima que o líder é quem motiva e inspira, não disse? Pois é, que jeito melhor de inspirar e estimular que entendo as dores dos outros?

Por isso, a boa liderança está atrelada à empatia.

Tente entender outros pontos de vista, Tenha eles em mente quando for tomar as decisões que um líder precisa tomar. Pense no impacto. E, com tudo isso na sua cabeça, faça a melhor decisão possível!

Quer uma dica pra treinar desde já? Treine escutar os pacientes atentamente enquanto faz as suas anamneses. Não tem jeito melhor de treinar empatia que ouvir sobre a saúde deles!

Dica 2: Saiba se comunicar 

De que adianta você querer inspirar se não sabe passar a mensagem? Afinal, o líder só está lá por existirem pessoas pra ele liderar.

Assim como a comunicação é importante para a anamnese, ela é essencial para a liderança. Ou seja, você precisa desenvolver sua capacidade de se comunicar.

Dessa forma, mais uma vez a faculdade é um prato cheio pra você treinar! Anamneses, apresentações e tantos outros. Além disso, a comunicação ainda te ajuda nas entrevistas que vierem pelo caminho.

Dica 3: Assumir alguns riscos é importante para a liderança

Claro, toda decisão precisa ser pensada e analisada. Mas, de vez em quando, você vai precisar assumir certos riscos se quiser ser um bom líder.

Afinal, se fosse só pra fazer o feijão com arroz, seria bem mais fácil chegar lá, não é mesmo? E em meio a tantos médicos, não são todos que tem a habilidade da liderança desenvolvida.

Por isso, tô enfatizando tanto pra vocês começarem a treinar o quanto antes.

Esteja aberto a novas ideias e tenha coragem de ser ousado vez ou outra.

E se der errado? Aí você levanta, sacode a poeira e continua a jornada.

Dica 4: Tenha uma visão global

Uma característica típica da boa liderança é conseguir ver resultados mais gerais. Ou seja, nem toda decisão vai ser pensada em benefício do líder, mas sim do grupo.

Com certeza, em alguns casos você vai precisar se blindar. Mas ainda assim, o foco idealmente  deve ser no coletivo. No final das contas, vai ser bom pra todo mundo, incluindo você!

Por isso, tente olhar a situação por cima e enxergue todas as variáveis dessa equação. Ganha campeonato a equipe que joga unida.

Dica extra: a leitura e o MedSkill vão ajudar a desenvolver a sua liderança

Pode parecer difícil, mas é possível desenvolver habilidades de liderança! E quanto antes você começar, melhor.

A leitura complementar é uma ótima aliada. Afinal, não é pra menos que os grandes empreendedores leem tanto o tempo todo.

Além disso, lá no MedSkill você encontra muito conteúdo de qualidade pra se desenvolver e conseguir melhorar sempre! Checa lá, vai por mim.

Banner para o MedSkill

Bom, pessoal, por hoje era isso que eu queria falar com vocês. Espero que consigam ser bons líderes desde já! Se precisarem de algo, só chamar lá no Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: