Ligas acadêmicas: 3 dicas para brilhar com a sua

Ligas acadêmicas: 3 dicas para brilhar com a sua

As ligas acadêmicas são importantes na formação dos estudantes de medicina. Não me canso de falar isso por aqui. Inclusive, já dei várias dicas de como brilhar na gerência de uma!

Hoje vou falar um pouco mais desse tema. Por isso, vou dar umas dicas de coisas legais pra você aplicar na sua liga. Muito do que vou falar aqui, você pode conferir nos cursos do Bernardo, no MedSkill. Então checa lá, vale a pena!

Pra esse texto, vou assumir que vocês já tem uma noção boa do que são as ligas acadêmicas. Além disso, não preciso repetir que elas são super importantes, né?

Vamos pras dicas, então?

1 – Trabalhe o científico das ligas acadêmicas

Pras ligas acadêmicas serem reconhecidas, é interessante ter publicações. Por isso, a diretoria precisa correr atrás de ideias e da execução. Apesar de parecer complicado, é mais simples do que parece!

Vou dar 2 ideias de artigos pra vocês correrem atrás, que tal:

1 – Relatos de caso

Aqui, vocês vão às enfermarias ou ambulatórios e procuram casos diferentes. O professor orientador pode ajudar bastante, selecionando casos e orientando a pesquisa.

Além disso, é uma maneira legal de conhecer mais a fundo as doenças e casos das áreas de interesse das respectivas ligas acadêmicas. Ou seja, você vai estudar e ainda alavancar a sua liga!

Ademais, você ainda consegue apresentar em congressos. A discussão desses casos é bem comum nesses eventos. E cada apresentação já vai pros anáis, e de lá pro seu Lattes!

2 – Relatos de experiência

Agora, o foco está na liga. Então, pega aquela extensão ou evento legal que vocês promoveram. Descreve ele direitinho, nos moldes corretos. Daí, procura uma revista que aceite relatos de experiência e corre pro abraço!

Como vocês que promoveram os eventos, fica fácil saber todos os detalhes. Aliás, antes de começar o evento já pensem nessa coleta de dados. Com certeza vai facilitar a vida de vocês na hora de escrever.

2 – As ligas acadêmicas devem promover conteúdos de qualidade

As áreas de marketing e de publicidade das ligas acadêmicas devem ser bem trabalhadas. Ou seja, elas devem promover informações confiáveis e de qualidade.

Essas informações podem ser voltadas pro público geral ou pra área da saúde. Apenas, lembrem de adaptar a linguagem pro público alvo.

Uma maneira prática, é pelas redes sociais. Com isso, o Instagram das ligas acadêmicas deve estar ativo! Além disso, vocês podem até tentar gerar um caixinha pra liga por lá.

Além disso, é um canal interessante de contato com as pessoas. Ou seja, por lá, os ligantes e até mesmo outras pessoas podem tirar dúvidas e fazer sugestões!

Uma ideia fácil e simples pra vocês. As ligas acadêmicas podem fazer posts periódicos com sugestões de leituras interessantes e ligadas à especialidade. Assim, vocês promovem informações legais e continuam ativos na rede.

3 – Organização, sempre

É essencial que as ligas acadêmicas sejam organizadas. Tanto pro semestre fluir bem, quanto pra garantir a continuidade da liga.

Caso a diretoria seja desorganizada, as informações se perdem. Com isso, a produção científica fica dificultada, por exemplo,  já que dados passados são perdidos. Além disso, pode-se perder o controle dos ligantes e acabar manchando a imagem da liga.

Com isso, escolham uma forma de organização. Pode ser Drive, Notion, o que preferirem, só mantenham essa organização a todo momento.

Bom pessoal, por hoje era isso! 

Desejo sorte pra vocês e que as suas ligas acadêmicas cresçam cada vez mais. Se precisarem, podem chamar lá no nosso Insta ou bater um papo comigo lá no meu Insta pessoal!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: