Medicina e vida pessoal: dá pra conciliar?

Medicina e vida pessoal: dá pra conciliar?

Uma dúvida muito comum dos alunos é se medicina e vida pessoal podem andar juntos. A resposta é bem simples: SIM!

Ou seja, você consegue mandar bem na faculdade e ainda assim cuidar da vida fora do campus. No entanto, isso deve partir de você. Se depender de compromissos acadêmicos e obrigações, é comum o estudante se enfiar em livros e esquecer da vida lá fora.

Por isso, vou falar um pouquinho com vocês sobre isso hoje, beleza?

Vamos lá, então!

É preciso organização para conciliar medicina e vida pessoal

Com certeza, você precisa aproveitar essa época. Afinal, quem nunca ouviu dos pais ou de alguém mais velho que “seus 20 anos não voltam mais”?

Pois é. Isso é importante até pra manter a sua saúde mental. Mas pra que isso aconteça, você vai precisar ser organizado e balancear bem medicina e vida pessoal. Ou seja, não adianta só estudar, mas também não pode esquecer do estudo.

Por isso, é importante você saber como estudar , pra maximizar aprendizados e ainda sobrar um tempinho pra você ler, se exercitar ou cuidar de você mesmo.

Com esse equilíbrio entre medicina e vida pessoal, a tendência é até mandar melhor nas provas. Afinal, quem aguenta estudar com cabeça cheia e totalmente saturado?

Você não pode esquecer da saúde física por causa da medicina

Um dos pontos chaves para conciliar medicina e vida pessoal é cuidar do corpo. Não to falando que você precisa ficar trincado nem nada disso, isso aí vai do gosto de cada um.

Contudo, você precisa cuidar de si. Seremos profissionais da saúde, nada mais apropriado que cuidarmos da nossa própria saúde. Por isso, saiba tanto o que deve fazer quanto o que não deve.

Como fazer isso, vai do gosto pessoal. Tem quem goste de academia, de esporte individual, esporte coletivo, e tantos outros que não cabe neste texto.

Uma dica pra fazer amigos e ainda se manter ativo são os treinos da Atlética. Você vai se exercitar e ainda conhecer gente de tudo quanto é período, vale a pena dar uma chance!

Nem tudo da medicina e vida pessoal vai contar pro currículo 

No ambiente extra-acadêmico você vai ganhar várias habilidades que não entram no Lattes. Ainda assim, são habilidades importantes para os médicos de hoje em dia.

Pensa nessa situação aqui comigo. Você tá num bar com os amigos e o assunto é só sobre medicina e casos e provas. Cansativo, né?

Agora imagina altos papos rolando sobre esportes, políticas, questões pessoais e tudo mais! Muito mais legal, né? Pois é, esses conhecimentos e habilidades não são ensinados nas salas.

O mesmo vale para investimentos, economia e tantas outras soft skills. Aliás, lá no MedSkill  você vai aprender um monte sobre tudo isso!

Banner para o MedSkill

O mesmo vale pra faculdade, nem tudo lá dentro conta pro currículo. Ainda assim, é importante passarmos por essas experiências para nos tornarmos médicos mais completos.

Tenha controle sobre seus estudos

Já falei da organização lá em cima. Mas achei importante falar mais um pouco sobre estudos, já que são o cerne da faculdade de medicina. Por isso, a gestão do tempo vai ser sua grande aliada!

Por exemplo, lá no internato ou estudando pra residência, talvez precise dar uma intensificada nos estudos. Isso não quer dizer que deve esquecer do equilíbrio entre medicina e vida pessoal.

Em algumas etapas, essa balança vai pender pra um dos lados, isso é quase certo, como naquela semana de provas, que precisa abandonar um pouco da vida pessoal. Contudo, são fases e fases.

Por isso, você precisa controlar os seus estudos e não deixar que eles controlem você.

Bom, pessoal, por hoje era isso que eu queria falar com vocês! Espero que consigam conciliar medicina e vida pessoal, com certeza será um diferencial no futuro! Se precisarem de ajuda, só chamar lá no Insta, que a gente ajuda!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: