Medicina saturada: mito ou verdade?

Medicina saturada: mito ou verdade?

Fala pessoal! Você já deve ter ouvido falar por aí ou até mesmo na sua universidade que o número de faculdades de medicina aumentou nos últimos anos e que a medicina está saturada, não é mesmo?

Aposto que sim!

Além disso, devem ter te falado que por conta desta “medicina saturada”, fazer medicina não vale mais a pena. Ou que não há mais espaço para médicos no Brasil e que o médico está desvalorizado e ganhando um salário baixo.

Mas calma: essas e outras perguntas a gente vai te responder aqui ao longo do texto. Para isso, vamos usar alguns dados do Demografia Médica 2020

Continua com a gente pra saber mais!

O número de vagas de medicina está realmente aumentando?

Sim, galera! O número de vagas de medicina aumentou principalmente a partir de 2013 com a lei  Nº 12.871, de 22 de outubro de 2013 que institui o Programa Mais Médicos. Essa lei visou trazer mais médicos principalmente para as regiões do interior do Brasil.

Nos últimos 10 anos, o número de vagas para medicina no Brasil aumentou em 124,07%. Ou seja, saímos de 16.836 mil vagas em 2010 para 37.823 mil em 2020.




As vagas de residência médica irão aumentar proporcionalmente?

Galera, pode até haver um número de vagas de residência médica anualmente. No entanto, este número não é proporcional ao número de novos médicos que se formam todo ano.

Isso significa que a concorrência para as vagas de residência médica irá aumentar. Principalmente nos grandes centros renomados e com qualidade de ensino.

Até porque, agora que você viu nos gráficos que o número de médicos recém-formados só aumenta, a conta não vai fechar né?

Por isso, não deixe de acessar o nosso programa Mentoria Residência para você mandar bem nas provas e poder escolher a residência que você tanto quer.

Fazer medicina ainda vale a pena?

Com toda certeza, pessoal!

A medicina é uma carreira muito ampla. São 55 aéreas de especialidades médicas!

Além disso, caso você ainda não saiba qual carreira escolher, a medicina te dá a opção de trabalhar como médico generalista em UBS e plantões em UPA e hospitais. Ou seja, dificilmente você irá ficar desempregado.

Agora deem uma olhada nesta tabela da média salarial dos médicos no Brasil:

A gente conhece a realidade brasileira e sabe que a média salarial dos brasileiros passa longe disso, não é mesmo?

Não podemos esquecer também que, embora seja uma jornada árdua, de muito estudo e dedicação, a medicina te proporciona muitos momentos de realização ao poder ajudar as pessoas!

Ainda há espaço para médicos no Brasil?

Como vocês podem ver, há sim espaço para os médicos no mercado de trabalho do Brasil!

Como a gente sabe, a maioria dos médicos está concentrado no sudeste e sul do país e nas capitais.

Mas isso não significa que você não possa mais trabalhar nessas cidades. É claro que você pode. Mas isso irá demandar mais esforço para você se diferenciar e ficar conhecido em meio a uma maior concorrência. 

E claro, caso você queira ir para outros estados com um menor número de médicos ou para o interior, há muito espaço para você poder exercer a medicina.

Afinal, a medicina está realmente saturada?

O número de médicos está aumentando, como vocês viram acima. Mas, galera, isso não significa que seja o fim da medicina ou que a medicina já esteja num patamar de estar saturada. 

Mas lembre-se:

  • É claro que a concorrência para as vagas de residência é e vai ser cada vez maior. Isso vai exigir uma preparação mais intensa e focada para a sua preparação. Mas fazer residência médica é essencial para a sua qualificação e inserção no mercado de trabalho.
  • A maioria dos médicos está concentrada nas capitais e regiões sudeste e sul. Você irá precisar se diferenciar para conseguir ser reconhecido nestes locais. Mas você pode. Tudo depende de você.
  • A medicina ainda vale a pena e os médicos têm uma boa média salarial em comparação com o restante dos brasileiros.
  • Neste novo cenário médico, você irá precisar desenvolver habilidades que a faculdade não te ensinou.

Como se destacar no mercado médico?

Como eu disse antes, há espaço para você na medicina. Há espaço para todo mundo que está disposto a se inserir no mercado médico.

Mas para isso, você tem que estar disposto a se destacar, se diferenciar e a aprender habilidades que são cada vez mais necessárias, mas que a faculdade não te ensina.

Mas que habilidades são essas? Marketing médico, inglês, saber fazer uma boa anamnese, inteligência financeira, por exemplo.

Esses e vários outros assuntos você encontra sabe onde? No Medskill!

https://medskill.com.br/?utm_source=medicinasaturadamitoouverdade&utm_medium=perpetuo&utm_id=blog

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: