Métricas de estudo para provas de residência: por que fazer?

Métricas de estudo para provas de residência: por que fazer?

 

Muitos acadêmicos começam a estudar para residência sem um planejamento e sem organização, simplesmente deixando a maré levar!

 

Mas a verdade é que o segredo da aprovação é mais do que simplesmente estudar. A estratégia está em como estudar, na forma que organiza seu tempo, do método da revisão e do seu desempenho que pode ser mostrado por métricas de estudo.

 

Ok, mas o que são essas métricas de estudos? São formas de você organizar e visualizar seus resultados até o dia da prova,  te ajudando a ajustar comportamentos e metodologias para aprovação.

 

E por que devo usar as métricas de estudo nos estudos para residência?

 

1. As métricas de estudo vão te ajudar a priorizar os conteúdos

 

As suas métricas de estudo serão marcadores que mostrarão em quais assuntos o seu desempenho está melhor ou pior. Assim, consegue priorizar mais horas de estudos no tema que ficou mais abaixo da média, por exemplo.

 

Além disso, ao ter noção da incidência daquele assunto nas provas de residência que você fará, você pode acompanhar como está sendo sua desenvoltura, e caso seja necessário, incluir aquele assunto nas suas revisões com mais frequência.

 

2. Vão te ajudar no controle do seu tempo de estudos

 

O tempo é uma parte importante para alcançar resultados e muitas vezes perdemos mais tempo do que imaginamos no momento de estudos por procrastinação e por não termos noção de que esse tempo pode ser valioso se investido bem.

 

Por isso, a ideia é você contabilizar suas horas ativas de estudo, ou seja, deixa o cronômetro rodar apenas no momento em que você está de fato com a bunda na cadeira estudando. 

 

Intervalos de pausa, seja para comer, ir ao banheiro, tomar água ou fazer carinho no pet não podem estar inclusos!

 

Com esse gerenciamento de tempo melhor, você saberá seu tempo médio de estudo, podendo aumentar esse número conforme as métricas de estudo.

 

Alguns sites que podem ajudar nisso:

 

3. Vão te ajudar no foco

 

Apenas a partir do momento em que você olha seus resultados, você tem a noção de que o caminho sendo seguido está correto, sendo uma forma de motivação para os dias difíceis de estudos.

 

Sempre que pensar em desistir, em jogar tudo pro alto, você pode dar uma olhada nas suas métricas de estudo para manter o foco e lembrar onde você já conseguiu chegar! O quanto você já batalhou para estar ali!

 

Além disso, você terá um parâmetro para ver se você está alcançando o resultado que espera. E, caso não esteja satisfeito com seu desempenho, terá a oportunidade repensar nos métodos e horas de estudo, e recalcular a rota!

 

“Uhuuul, estou empolgado e já quero aderir… mas o que eu uso para metrificar meus estudos?”

 

Olha o que é interessante você passar a observar:

  • Horas líquidas de estudo por tema
  • Número de questões feitas por tema
  • Número de acertos feito por tema

 

E, claro que, além disso, você consegue ter muitas outras métricas, em forma de gráficos e tabelas, através da nossa Mentoria Residência, favorecendo melhor a visibilidade para aprimorar seus resultados.

Ah, e nessa reta final para as provas de residência, você não pode deixar de conferir nossos que te ajudar a aplicar ainda melhor o resultado dessas métricas nos seus estudos: “Como organizar minhas revisões nos estudos para residência?” e “Provas de Residência: como se preparar nessa reta final?”

 

Por hoje é isso pessoal!

Espero que tenha ajudado e brilhem nos estudos aí!

Dani Brito

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: