O ENARE irá substituir as provas de residência médica?

O ENARE irá substituir as provas de residência médica?

O ENARE (Exame Nacional de Residência) é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC). 

A prova funciona como um ‘’Enem’’ na prova de residência médica. Ou seja, o médico realiza uma prova única que engloba várias instituições pelo país. A diferença é que o Enem funciona como um processo seletivo unificado. O ENARE entrou como uma opção extra para quem está prestando provas de residência médica.

A primeira vez que o Enare aconteceu foi no ano de 2020, no entanto apenas 9 instituições participaram deste processo seletivo. Já em 2021, 83 instituições aderiram ao programa. Ou seja, houve um crescimento grande de um ano para outro em relação ao número de instituições que estão dentro do programa.

Mas isso significa que o ENARE irá substituir as provas de residência médica? 

Embora várias instituições tenham aderido ao ENARE este ano, ainda é muito cedo para afirmar isso, já que este modelo de prova tem apenas dois anos.

O que a gente sabe no momento: 

  1. A prova é constituída por 100 questões que correspondem a 90% da nota juntamente com a análise curricular que corresponde aos 10% restantes. Mas preste atenção: a análise curricular não é presencial! No momento da inscrição você já pode anexar seus certificados e análise será online.
  2. Você escolhe o local onde quer fazer a prova e a especialidade. Posteriormente, conforme a sua nota, você escolhe as instituições onde gostaria de ingressar. Caso a sua nota não seja suficiente para aquele serviço, novas vagas excedentes irão abrir para você novamente.

Como escolher sua especialidade da Residência Médica

Quais os pontos positivos do ENARE?

A gente sabe que fazer provas de residência médica, de modo geral, tem um valor bem alto. Ainda mais se você for prestar várias provas ao redor do país.

O ponto positivo do ENARE, é que você pode concorrer às vagas em vários locais do país com o custo apenas da taxa de inscrição (no momento está custando R$ 270,00).

Quais os pontos negativos do ENARE?

Muita gente pode pensar que ter um modelo de prova diferente pode dificultar o acesso. No entanto, lembre-se que da mesma forma que a prova é nova para você, será para todo mundo que está participando. Ou seja, estão todos no mesmo barco. Não há porque ter medo, ok?

Quer saber mais sobre isto? Então não deixe de ver o nosso vídeo no canal do Youtube do Além da Medicina

Até a próxima!

Marília Damo

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: