FINANÇAS

RESIDÊNCIA MÉDICA

FACULDADE

SÁUDE MENTAL

CARREIRA

O excesso de tempo pode ser um problema

VOCÊ SABIA QUE O EXCESSO DE TEMPO PODE SER UM PROBLEMA AO INVÉS DE UMA SOLUÇÃO ?

Deixa eu te perguntar uma coisa:

Você também vive dizendo para si que o maior dos seus problemas é o tempo ?

Para você entender melhor, vamos pensar na quarentena, que é um grande exemplo disso. 

Tenho certeza que, assim que foi decretado que devíamos ficar em casa, você pensou que, por não ter que ir mais às aulas, ou ao seu trabalho, faria aquelas atividades ou até mesmo hobbies que tanto gosta e que estavam de lado na sua rotina devido à suposta falta de tempo. 

Não é mesmo ?

Mas, creio que nem tudo ocorreu como imaginava e para te mostrar isso, vamos falar sobre uma lei:

Você já ouviu falar na lei de parkinson ?

Um historiador chamado Cyril Northcote Parkinson, que era especialista da marinha britânica, cunhou a frase para a abertura da The Economist em 1955

“O TRABALHO SE EXPANDE DE MODO A PREENCHER O TEMPO DISPONÍVEL À SUA REALIZAÇÃO”

Essa frase, momentos depois, ficou conhecida como a Lei de Parkinson. 

Um exemplo para que você entenda essa lei é: quando temos um trabalho para entregar no dia seguinte, ou seja, quando estamos com uma deadline apertada, a nossa produtividade  é muito maior, haja vista que o nosso tempo é curto, o que nos leva a concentrar o nosso trabalho durante o período que temos disponível.

Vamos pensar em uma situação oposta agora:

Quando temos um artigo, por exemplo, que deve ser entregue para daqui 2 meses, a nossa produtividade na produção dele, em um primeiro momento, é muito baixa. Ficamos procrastinando até que os dias finais cheguem e o nosso tempo fique escasso, e somente aí a nossa produtividade aumenta.

Isso é o que tem ocorrido durante o período da quarentena!!

Tendo em vista que a sua quantidade de tempo disponível aumentou drasticamente, o seu cronograma e rotina ficaram completamente diferentes.

Assim, as suas metas, os seus objetivos, deixaram de ser claros em sua mente, o que contribui para que você não os cumpra, o que gera mais procrastinação, tornando-se, assim, um ciclo vicioso.

COMO POSSO ME BENEFICIAR DESSA LEI ?

1 – Crie um senso de urgência

Coloque uma data e horário limite próximos para realizar as suas atividades, isso te impulsionará a terminar elas mais rapidamente.

2 – Tenha uma rotina organizada

Fácil de falar e difícil de fazer, isso é oque muitos dize sobre a disciplina e a organização. Por isso eu vou recomendar um aplicativo que vai te ajudar a acabar de uma vez por todas com isso, o Todoist, disponível tanto para IOS quanto Android.

Clique aqui para assistir agora mesmo uma videoaula de como usar o Todoist (https://www.youtube.com/watch?v=2Nt9AuduAAA)

3 – Ouse nas metas

Estabelecer metas ousadas também contribui para que você aumente a sua produtividade, pois isso te dá uma motivação extra.

Resumindo…

Tempo nunca foi o maior dos seus problemas. Basta você ter uma rotina organizada, criar um senso de urgência e ousar em suas metas que grande parte da sua procrastinação será resolvida.

Ficou com alguma dívida ?

Comente aqui embaixo 😉

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: