O jeito certo de estudar por questões para residência médica

O jeito certo de estudar por questões para residência médica

Faaaala pessoal! Hoje nossa conversa vai ser sobre um assunto que é a dificuldade de muitos acadêmicos de medicina: como estudar, do jeito CERTO, por questões. 

Em clima de Olimpíadas, nós não temos nenhuma dúvida de que aqueles atletas ali passaram horas e horas de seus dias treinando e se dedicando àquele esporte, a fim de alcançar um bom resultado nos jogos olímpicos, não é mesmo?

Pois bem, nos estudos para a residência não pode funcionar de forma diferente, afinal, somente a prática, de fato, nos levará á “perfeição”.

Essas “” estão aqui pois convém lembrar que nenhum de nós precisa ser um alien dos estudos para chegar à aprovação, basta ter ESTRATÉGIA, e é isso que vamos aprimorar nesse post e que você pode aprender mais no Mentoria Residência

 

E lembrando a vocês, que ainda não chegaram nessa fase de preparação para residência, mas querem dar um gás nos estudos, não podem perder o post: Como estudar na faculdade de medicina

 

1. Entenda o que não funciona para você!

O erro de muitos alunos nessa etapa de estudos para residência é colocar na cabeça que é preciso ler tooooodas as apostilas para conseguir passar na prova. 

Isso acontece pois, erroneamente, criamos um dogma de que somente depois de saber tudo que tem naquela apostila, poderemos passar para o próximo passo. 

ERRADO! Aquelas apostilas são gigantes e vão demandar um esforço enorme da sua parte e no final o resultado vai ser mínimo – e você pode ver mais sobre isso no nosso post: Residência médica: por que só ler apostila não te leva à aprovação?

Só pra te lembrar rapidinho, da pirâmide do aprendizado, saca só:

Ah, tá bom, mas então não preciso de nenhum material teórico?

Não é bem assim! Você pode fazer um material menor, um resumo que você vai produzir a partir das aulas que irá assistir. Isso já equivale a cerca de 60-70% do conteúdo teórico. 

Tá! Mas onde vou conseguir completar os 100%? Fazendo uma abordagem ATIVA ao estudar por questões, que trazem informações chave, para acertar a maioria das perguntas sobre aquele assunto.

 

2. Abordagem ativa ao estudar por questões

Você conhece aquela lei: 80%/20% ?? Significa que 80% dos seus resultados advém de 20% do seu esforço, e o segredo aqui, nos estudos para residência, é descobrir onde investir essa sua energia.

As questões, muitas vezes subvalorizadas, não servem apenas para testagem do seu conhecimento. Além de você conseguir extrair novas informações ao estudar por questões – que acrescentam seu arsenal teórico, elas são uma forma de moldar e filtrar seu conhecimento para aquilo que realmente cai sobre cada assunto. 

Logo, é aqui que você deve concentrar grande parte do seu esforço!

Então, ao se deparar com uma questão, o primeiro de tudo é obter uma postura ativa perante aquele momento de seu estudo. Deixe o celular de lado, pegue seu caderno para adicionar novos dados, e foque sua concentração 100% e identifique o conceito chave para responder aquela pergunta.

 

 

3. A estratégia ao estudar por questões

Existem alguns diferentes cenários ao se estudar por  questões. Por isso, vamos entender qual posicionamento devemos ter frente a cada um deles:

 

A) Você acerta a questão por saber o conceito chave abordado

Esse é o cenário que desejamos alcançar na maior parte das questões haha e é aqui que você ganha tempo!

Você já domina aquele conceito que foi questionado pela questão, então tá liberado passar direto para a próxima, após analisar o porquê de ter acertado a questão.

 

B) Você acerta a questão mas ficou em dúvida com outra alternativa

Essa costuma ser a grande maioria dos casos. Seu foco aqui é entender o porquê de não ser a outra opção, então pode partir para ler o comentário. 

Assim, você vai entender não só um, como DOIS conceitos chaves, que poderão te ajudar em outras questões.

Por isso, entender também o que está errado nas alternativas pode te trazer uma ganho para outras questões, já que os conteúdos se repetem com diferenças sutis entre uma prova/banca e outra.

 

C) Você fica em dúvida entre duas alternativas e marca a errada na questão

Talvez seja a pior de todas haha a maior frustração é você errar uma questão que estava com dúvida entre a alternativa certa e uma outra. 

Mas não desanime. Isso significa que você está um passo mais perto de dominar aquele conceito chave. Então, bora partir pro comentário da questão e destrinchar ela. 

Ah, algo válido de se falar também é: não seja teimoso!

Muitas vezes cometemos esse erro porque queremos brigar com a questão…achar pegadinha onde não tem! As provas de residência costumam ser mais diretas ao ponto, então crie uma mentalidade de confiança e não crie buracos para você mesmo cair.

 

D) Errar a questão por esquecer o conceito

Calma pessoal, sem desespero! Isso é suuuuuper normal! O medicina é IMENSA, o conteúdo para as provas de residência é muito denso. MAAAS, só não pode se acomodar a isso.

O primeiro passo nesse cenário é olhar o comentário. Caso você perceba que realmente era um detalhe que você acabou esquecendo e o comentário te ajudou a lembrar e consolidar melhor o conceito chave, ótimo! 

Entretanto, não pode parar por aí. Caso você perceba que tem sido um conceito chave que tenha errado frequentemente, é hora de fazer uma revisão teórica daquele conteúdo. Então, recorra ao seu caderno e leia de novo suas anotações. É esse direcionamento que fará diferença lá na frente.

Além disso, erros são ótimos para o aprendizado. Dificilmente esquecemos as questões que erramos, pois aquele momento se reverte em uma emoção, de que precisamos melhorar.

 

E) Não tenho ideia do conceito cobrado na questão

Se na situação anterior você já estava desesperado, aqui nessa você deve estar pensando até em desistir.

Mas não é o fim do mundo, minha gente!

Essas questões costumam ser aquelas difíceis, super hiper específicas, cobrando conteúdos pouco prevalentes nas provas. São as questões que a banca faz pra realmente ninguém conseguir gabaritar a prova.

Porém, não é por isso que vamos simplesmente deixar esse erro de nada. Até porque, como já dito, as bancas não são muito criativas em inventar questões, então o conceito pode se repetir.

Então, esse é o momento de pegar sua apostila. 

HAHAHA, pois é, as apostilas têm sua sua utilidade. Como é um conceito que você não tem uma base, os comentários podem ser deficitários para você entender de fato aquele assunto. Esse direcionamento para estudar nas apostilas é o que vai te colocar lá na frente!

Ah,  e não esqueça de colocar esse novo conceito aprendido em seu caderno de aulas. Assim, das próximas vezes que você precisar revisar, você terá tudo em mãos, em um só lugar.

 

É isso galera! 

Espero ajudar aí quem estiver nessa fase de estudos para residência, ou que for entrar em breve. As questões são a mina de ouro para aprovação, então saibam usá-las de forma inteligente, ao seu favor!

Até a próximaaa,

 

Dani Brito

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: