Preparação para residência médica: 4 dicas para quem está começando do 0

Preparação para residência médica: 4 dicas para quem está começando do 0

Começar a preparação pra residência médica do 0 é um desafio para todos os estudantes. Até porque, a gente sabe que a preparação pra residência é bem diferente da forma como se estuda durante a faculdade. 

Por isso, se você está começando a sua preparação pra residência do 0, estas dicas irão te ajudar a começar a se preparar da melhor forma, sem perder tempo. Não deixe de pegar o papel e a caneta e anotar tudo. Vamos lá?

1) Não tente decorar toda a matéria sem nenhuma estratégia 

A gente sabe que os conteúdos de medicina são imensos. No entanto, se você começar a estudar todas as aulas do seu cursinho sem nenhuma estratégia, essas matérias vão começar a ser perdidas pela sua curva de esquecimento. Sendo assim, vai passar algumas semanas e logo você já vai ter esquecido o que estudou. 

Ou seja, você precisa ter uma metodologia de estudos. Essa metodologia precisa ter revisões espaçadas, prática com questões e focos diferentes em cada matéria.

Como organizar minhas revisões nos estudos para residência?

2) Não leia todas as apostilas

Quando você se matricular no cursinho pra residência médica, você irá receber diversas apostilas. Você não precisa ler todas elas. No entanto, isso não significa que elas sejam totalmente desnecessárias. Mas você pode usar elas de um jeito certo, a seu favor.

Ao ler a apostila, você estará fazendo um estudo passivo, como ver uma vídeo aula. Você estará apenas absorvendo o conteúdo, como uma esponja. Isso pode te dar uma sensação falsa que você aprendeu todo o conteúdo. Mas a gente sabe que um tempo depois esse conteúdo vai sendo esquecido.

Por isso, reserve as apostilas para ler alguns tópicos específicos que não ficaram tão claros apenas com a vídeoaula. Como você vai saber isso? Depois de  fazer as questões e ver o que mais você está tendo dificuldades de entender ou lembrar.

3) Monte uma rotina de estudos progressiva 

A preparação para as provas de residência é longa. Sendo assim, não espere que você tenha sempre o mesmo desempenho e a mesma energia nos dois anos de preparação. Você não precisa usar a mesma metodologia de estudos estando no 5º ano da faculdade e estando no último ano. São focos diferentes!

No 5º ano o seu objetivo principal é aproveitar o internato. Claro que junto ao internato você pode estudar e ter uma metodologia para isso. Mas essa fase inicial é mais uma adaptação ao cursinho e aos seus métodos de estudo. Nessa fase você está entendendo como você funciona e quais pontos precisam ser ajustados para o seu caso. Isso porque, é nessa fase que você está se testando e criando um novo hábito na sua rotina de preparação.

Já no 6º ano, o seu foco vai ser principalmente as provas de residência médica. Logo, sua metodologia e seu tempo de estudo serão diferentes também.

Como estudar para a residência estando no 5º ano da faculdade de medicina 

4) Não espere estar motivado o tempo todo

Pode ser que no início da sua preparação, nos meses de janeiro/fevereiro você esteja com a sua motivação lá em cima. Essa motivação pode até te dar o gás inicial. Mas saiba que ela não irá se manter durante toda a sua preparação.

Ou seja, não dependa da sua motivação para os seus estudos. A sua motivação virá com os seus resultados. Isso porque você começará a ver seu desempenho, suas métricas e o quanto você avançou desde o início da sua preparação. Lembre-se disso!

Métricas de estudo para as provas de residência: por que fazer?

Até a próxima!

Marília Damo

residência médica

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: