Fala galera! Como estão os estudos para a residência por aí? Já construíram uma rotina de estudos? E as provas na íntegra?

Bom, você já deve estar começando a se adaptar a essa nova etapa da sua formação com sua preparação para as provas de residência. Então, já que estão pegando o ritmo, é hora de acrescentar aquele algo a mais que fará muita diferença no seu resultado: provas na íntegra!

Pode dar um frio na barriga de primeira, quando você começar a colocar a realização de provas na sua programação de estudos. E o medo de não saber nada? E o medo de falhar naquela prova da instituição que você tanto sonha?

Mas acalma esse coração, meus caros. Você não deve se cobrar dessa forma! 

A primeira coisa é colocar na sua cabeça que você está em um processo de construção de conhecimentos. Você não sabe de tudo (na verdade, dificilmente vai saber um dia), ainda não teve contato com muitas matérias e também ainda está pegando a manha de fazer questões.

Com isso, pode se preparar, o tombo vem! Mas o importante é você se levantar e continuar tentando!

As primeiras provas e simulados não serão mil maravilhas, mas você deve pegar isso e usar como combustível, como motivação para melhorar e se dedicar mais aos estudos. 

Então, resumindo, o primeiro passo aqui é perder o medo de fazer provas!

Bora pro segundo passo: não atirar para todos os lados!

Você certamente tem suas instituições de preferência. E é por aqui que você deve começar. Faça uma lista com todas as provas que você pretende prestar no final do ano. Pode colocar em ordem de preferência, caso deseje. 

Então, você vai começar a fazer as 5 últimas provas, dos 5 últimos anos de cada uma dessas instituições. É importante primeiro fazer todas essas provas de um lugar, para depois passar para o próximo.

Dessa forma você terá uma noção global de como a banca daquele hospital se comporta, podendo também perceber quais os temas mais recorrentes nos últimos anos em cada grande área.

Logo, recomendo que você tenha um caderninho em mãos, para anotar as matérias mais prevalentes. Assim, você sabe onde dar mais enfoque quando as matérias/ou revisões  começarem a se acumular, e o que focar quando estiver mais próximo de realizar a prova.

Agora o último passo é: como se organizar com as provas na íntegra.

Bom, o que sugiro a vocês é: deixe um dia fixo dedicado para realizá-las. O meu costuma ser domingo. 

Na parte da manhã fica reservado o momento de simulação da prova, sendo importante você de fato fazer como se estivesse no dia D. Então, nada de telefones, parar para comer o tempo todo,

Imprima a prova e a tenha em mãos. E também  não deixe de cronometrar o tempo. Isso fará a simulação ser ainda mais verídica.

Após realizar a prova, acabou então?

Nãaaao! A correção é uma das etapas mais importantes, se não a mais importante, de todo esse processo. Por isso reserve um tempinho especial para que a correção seja feita. De preferência no mesmo dia ou no dia posterior.

Então é isso, meus amigos. Não tenha medo de começar a fazer as provas. Não existe uma hora exata de começar, você tem que estar organizado com seus estudos e dar o primeiro passo. Após isso, o choro é livre haha

Espero que tenha ajudado! Não deixe de entrar para nossa Mentoria Residência, onde você consegue todo esse direcionamento e muito mais!

Até mais, uma abraço!

Dani Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *