Falaaa galera! Hoje nesse post vamos abordar uma parte mais prática da medicina: o raciocínio clínico e como aprimorá-lo.

O raciocínio clínico é o percurso realizado pelo médico. Tem finalidade dim de chegar a um diagnóstico e uma conduta para o paciente em questão. É feito a partir de todas informações adquiridas do quadro do paciente.

Pensando nisso, é importante criar um “roteiro” a ser seguido. Assim podemos organizar melhor as ideias e chegar em uma decisão final.

Roteiro:

Então, o primeiro passo é a anamnese e exame físico. Aqui você vai colher a história do paciente. Atente-se para informações que poderão te auxiliar no diagnóstico. E realizar um exame físico dando maior atenção às queixas do paciente.

Após isso, liste as maiores queixas e problemas do seu paciente a serem resolvidas. Considere, para isso, os principais sinais e sintomas. E ordene conforme a relevância e repercussão de cada um deles.

Então, agora é a hora de colocar sua cabeça pensante para raciocinar!

Vamos elaborar hipóteses diagnósticas que expliquem as queixas do paciente. Para que assim cheguemos a uma conduta.

Para essa etapa,  aconselho muito a tática do brainstorming. Seja junto a um grupo de amigos ou do seu internato.

Pronto! Então, temos agora os potenciais diagnósticos. Com isso, vamos explorar melhor as possibilidades através de exames. Tanto exames laboratoriais quanto de imagem. E, por fim, com a coletânea toda, teremos um diagnóstico e vamos traçar a conduta final.

Tá bom, entendi o passo a passo. Agora como treinar e aprimorar melhor isso?

1. Grupos de discussão para raciocínio clínico

A primeira dica é: crie grupos de discussões com seus amigos. Pode ser sobre os casos clínicos que vocês lidam no dia a dia. Ou até mesmo, caso esteja no internato, participe mais ativamente das sessões clínicas. Questione hipóteses e traga eventuais soluções!

 

2. Se dedique ao paciente

A segunda dica é que você estude seus pacientes da enfermaria e do ambulatório. Estude como se fosse de fato seus, como se seu CRM estivesse ali. Estude a história clínica de cada um. Treine também o caminho percorrido até o diagnóstico final.

Além disso, é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre prescrição!

 

3. Podcasts

A terceira e última dica é: ouça podcasts!

Para isso, tenho dois específicos que adoro! Eles cumprem muito bem essa parte de desenvolver o raciocínio clínico: o Tá de Clinicagem e o Passando Visita. São excelentes e trazem casos clínicos do dia a dia de forma bem interessante!

Então, não deixe de treinar seu raciocínio! Isso com certeza será um diferencial no seu desenvolvimento como profissional.

 

Até a próxima pessoal!

 

Dani Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *