Renda variável para médicos: 3 dicas de ouro

Renda variável para médicos: 3 dicas de ouro

Um investimento muito interessante é a renda variável para médicos. Contudo, muitos ainda cometem erros nesse caminho, que acabam prejudicando as finanças. Por isso, vou falar com vocês um pouquinho sobre esse tema hoje, beleza?

Se você é daqueles que preferem algo mais audiovisual, confere esse vídeo aqui que o Maikel fez.

Muito bom, né? Se quiser ainda mais conteúdo de qualidade, confere o Finanças Dominadas. Lá, vai aprender desde o início sobre renda variável para médicos e muitos outros investimentos!

Vambora pras dicas, então?

A renda variável para médicos deve focar no longo prazo

Em outras palavras, não aporte o dinheiro que vai precisar no curto prazo. Esse tipo de investimento, como o próprio nome indica, é variável. Dessa forma, existem N fatores que podem valorizar ou desvalorizar suas ações e fundos imobiliários.

Com isso, a renda variável para médicos é altamente volátil no curto prazo. Assim, caso você planeje mal e precise sacar o dinheiro de um aporte no curto prazo, pode pegar o mercado em baixa. E aí já viu, né?

O seu foco é justamente valorizar o seu dinheiro e lucrar. Dessa maneira, você estará nadando contra a correnteza se investir em renda variável precisando do dinheiro logo mais. Conheça e aplique a mágica dos juros compostos!

Além disso, existem outras questões. Por exemplo, com mais saques e aportes, a tendência é que você pague mais taxas e impostos. Então, tenha inteligência financeira e seja organizado: a renda variável é para o longo prazo, idealmente. Pense na liquidez dos seus investimentos e bola pra frente! Inclusive, pense na aposentadoria desde hoje.

O valor investido não deve te deixar receoso

Como eu acabei de falar, a renda variável para médicos é volátil. Assim, em um belo dia de sol, pode acontecer algo inusitado no mercado e suas ações desvalorizarem demais. Quer um exemplo? Só olhar a reação do mercado no início da pandemia!

Ou seja, seu patrimônio pode crescer, mas também pode cair da noite pro dia. Nesses momentos, é comum você querer tirar seu dinheiro pra não perder mais. Mas com o mercado em baixa, vai acabar perdendo dinheiro, o que não é legal, né?

Por isso, os investimentos em renda variável para médicos devem ser pessoais. Não existe uma porcentagem mágica do patrimônio investido. Você precisa ir até onde se sentir confortável. Afinal, não vale a pena ter um bom dinheiro em renda variável se estiver sempre com aquela pulga atrás da orelha. Ficar tranquilo faz parte da liberdade financeira também.

Uma dica pra se blindar dessa possível desvalorização na renda variável para médicos é a diversificação. Com uma carteira diversificada, a tendência é que uma ação compense a outra. Só cuidado pra não acabar pulverizando a sua carteira, hein!

Na renda variável para médicos, os ativos devem ser de qualidade

Pra começar a entender essa dica, é preciso separar o valor do preço. Preço, é quanto dinheiro você investe por algo. Valor, é quanto ele de fato representa, mesmo que em aspectos não monetários.

Ou seja, uma ação barata (preço baixo) não é sinônimo de uma boa ação (valor alto). Dessa forma, você deve escolher investimentos com valor alto, mas que não necessariamente estarão com o preço baixo. Claro, também não vai pagar acima do que eles valem. A ideia é que, na renda variável para médicos, o foco é na qualidade. Inclusive, isso vale até pros estudantes que forem investir com o dinheiro que ganharem na faculdade!

Por isso, você precisa estudar as ações e entender minimamente o mercado. Além disso, precisa tomar muito cuidado com a especulação e com todas as dicas que surgem por aí. Geralmente, o que é de conhecimento público, já é notícia antiga no mercado de ações.

Invista em empresas sólidas, uma vez mais focando no longo prazo. Além de elas geralmente caírem menos, vão garantir um sono mais tranquilo, enquanto seu patrimônio cresce ao longo dos anos!

Banner para o Finanças Dominadas

Bom pessoal, por hoje era isso que eu queria conversar aqui com vocês. Espero que essas dicas desmistifiquem um pouco a renda variável para médicos e ajudem vocês! Se precisarem de ajuda, só chamar lá no nosso Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: