Matéria atrasada no cursinho de residência, e agora?

Falaaa galera! 3º mês de estudos ano, pós carnaval… deixa eu adivinhar? Você já está no desespero com uma pilha de matéria atrasada?

 

Mas pode ficar tranquilo! Esse atraso vai acontecer durante a preparação para residência com 99,99% das pessoas (os 0,01% restante são aliens, com certeza).

 

Porém, não é porque é um fato comum de ocorrer que vamos nos acomodar a ele, certo? Então bora de dicas para colocar os estudos em dia, fugir desse atraso e não deixar que essa bola de neve cresça ainda mais.

 

1. Auto-avaliação

 

Essa é a etapa que você vai fazer um levantamento da quantidade de aulas e revisões atrasadas. Deixe isso de forma bem clara e de fácil visualização – seja de forma escrita ou digitada.

 

Após isso, estabeleça suas horas livres, e dentro disso, seus horários de estudos. É interessante você ter uma boa noção da sua disponibilidade de tempo. 

 

Assim, você saberá quantas horas da sua semana você vai separar para estudar a matéria que já estava destinada àquele dia, e quantas horas vão ser voltadas para a matéria atrasada.

 

2. Crie metas para acabar com a matéria atrasada

 

A partir dessa auto-avaliação você vai fazer a montagem do seu cronograma de atraso, para correr junto ao cronograma já em vigor. 

 

A criação de metas diárias através de um planejamento semanal ou mensal é a forma mais fácil de você manter o controle do que você estudará a cada dia e de, no fim, cumprir todas as obrigações.

 

Pode ser que você tenha que abrir mão de alguns finais de semana de 100% descanso, tendo que conciliar com algumas pendências. Mas será para uma boa causa, acredite no seu objetivo!

 

  1. Avalie a importância

 

Pode chegar em um momento da sua preparação que a quantidade de matérias atrasadas vai ser maior que seu tempo disponível para colocá-las em dia.

 

É aqui que a estratégia entra! Você vai criar um cronograma priorizando as matérias mais recorrentes e de maior importância nas provas que você tem planos de realizar. 

 

Logo, organize desde o início essas matérias em ordem de incidência, para que as mais importantes você tenha tido pelo menos um primeiro contato.

 

Lembrando que nossa Mentoria Residência te oferece todo esse suporte, e no final dessa trajetória de estudos temos o Projeto X. Um plano de estudos totalmente direcionado para colocar a matéria em dia, de forma a garantir seu sucesso nas provas de residência.

 

3. Não deixe as outras coisas de lado

 

Com o aumento da matéria atrasada, você pode começar a ficar muito preocupada em assistir as aulas atrasadas ao invés de manter as demais atividades do seu cronograma, como revisões.

 

Contudo, é preciso que você negligencie  a resolução de exercícios, as revisões frequentes e a resolução de simulados. O que você pode fazer para otimizar seu tempo e acelerar um pouco o estudo é começar estudando os assuntos através da resolução dos exercícios. 

Assim, sempre que você perceber que já conhece o assunto, tendo acertado em média 80% das questões, você pode diminuir o número de questões naquela revisão e o número de revisões daquele assunto.

 

É isso pessoal! Bora matar essa matéria atrasada com essas dicas.

 

Até mais,

 

Dani Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *