Prova de residência: o que fazer 10 dias antes?

Prova de residência: o que fazer 10 dias antes?

 

Fala meus guerreiros! A sua hora de brilhar na prova de residência está chegando e esse é o momento ideal para ser estratégico e não deixar a peteca cair!

 

E é por isso que vim dar essa luz no final do túnel para vocês: super dicas de como se preparar melhor nesses últimos dias que antecedem a sua prova que vai garantir sua sonhada vaga.

 

Antes de tudo preciso que você coloque algo na sua cabeça: agora não será um momento para adquirir novos conhecimentos; agora é hora de aprimoramento! Essa não é uma fase decisiva da sua preparação e as chances desses estudos serem decisivos no seu resultado final são mínimas. Porém, com certeza podem fazer a diferença.

 

1. Se habitue com a sua prova de residência

 

Agora vamos de maratona de provas da sua banca. Nesses últimos dias pegue as provas do 5 últimos anos e faça-as, mesmo que de forma repetida.

 

Então, é hora de você se tornar ainda mais íntimo da prova que irá prestar e entender como a banca aborda cada tema e escreve as questões.  

 

Logo, veja os detalhes da prova, avalie como a banca costuma fazer pegadinhas e o que ela costuma cobrar com mais frequência. Se a prova tem seguido um padrão nos últimos anos, muito provavelmente esse padrão se repetirá.

 

2. Revise seus erros para a prova de residência

 

Não adianta fazer as provas na íntegra e não corrigi-las! A correção é um passo importante que vai te nortear em quais conteúdos você deve voltar suas atenções para fazer uma rápida revisão nos pontos mais importantes.

 

E uma dica top: foque especialmente nas questões de nível fácil e médio, porque são essas que vão fazer a defasagem entre os concorrentes.

 

3. Não faça nada além da sua rotina

 

Agora não é o momento de novas invenções, por isso evite fazer atividades que fujam da sua rotina habitual. 

 

Um dia antes da prova não é hora de comer aquele x-tudo da esquina que você sempre quis experimentar. Nem de ir naquele bar que já estava querendo conhecer há tempos. Muito menos de dormir 12 horas seguidas se você não está acostumado.

 

Ou seja, não faça nenhuma mudança brusca, se resguarde!  As chances de você errar um ponto ou outro porque dormiu mal, está sentindo dor ou comeu/bebeu algo que não está acostumado são altas. Depois da prova, você pode aproveitar o quanto quiser.

 

4. Devo estudar um dia antes da prova de residência?

 

Caso você esteja muito ansioso, e acha que isso vá te fazer melhor, uma boa ideia talves era das uma revisada final na decorebas!

 

Mas nada de exageros. Não é essa estudada de última hora que vai definir seu resultado, mas sim todo seu esforço no decorrer do ano. Logo, caso você queira tirar um dia off, não fique de consciência pesada.

O importante é estar inteiro e descansado para o dia seguinte.

 

5. Confie e faça seu melhor!

Frequentemente, muitos estudantes começam a apensar que eles não vão ir bem nas provas. Isso pode levar baixa auto-estima e aumentar as dúvidas sobre sí mesmo. Reconheça e desligue os diálogos internos negativos. Concentre-se nas provas ao invés de você mesmo. Não tente a perfeição, mas reconheça que você está fazendo o seu melhor e confie no seu processo até aqui .

E deixando uma dica extra: dê uma última olhada no edital para ver se não está esquecendo de nada – documento, materiais, datas… confira esse post aqui para saber os pontos mais importantes!

É isso pessoal! Desejo todo sucesso a todos nas provas de residência. Não tenho dúvidas de que vão brilhar!

 

Ah, e se você ainda está se preparando para provas futuramente, não deixe de conferir muitas dicas e orientações como a desse post em nossa Mentoria Residência. 

 

Abraços,

Dani Brito

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: