4 dicas para sua saúde física na faculdade de medicina

A gente sabe que muitas vezes é difícil cuidar da saúde física durante a faculdade de medicina, já que ela toma muito do nosso tempo entre aulas, estudo e atividades extracurriculares.

Algumas vezes fica difícil mesmo conciliar o dia a dia da faculdade com o cuidado com nós mesmos e com a nossa saúde física, principalmente quando não planejamos a nossa rotina. Mas claro, algumas vezes isso vai acontecer inevitavelmente e não mata ninguém né galera!

E a gente sabe também que logo logo todos nós iremos ser médicos (embora pra alguns isso pareça muito distante ainda) e pra gente cuidar do nosso paciente precisamos estar com a nossa saúde em dia, se não isso vai ficar difícil de acontecer.

E aí, concorda comigo? Quer saber como cuidar melhor da sua saúde física durante a faculdade?

Então confere essas 4 dicas que a gente separou pra ajudar vocês:

1- Crie metas simples e claras

Boa parte da galera quando vai começar a cuidar da sua saúde física durante a faculdade um novo hábito, principalmente ao começar a praticar exercícios físicos, já vai imaginando: ‘’vou ir na academia todos os dias’’ ou ‘’vou correr 10 km todos os dias’’.

Mas se você começasse pensando: ‘’vou fazer 30 minutos de academia às 07h da manhã, 3x na semana’’ ou ‘’vou dar 10 mil passos’’ ao invés de: “ vou ir na academia todos os dias”.

Parece mais simples, não é mesmo?

E é essa a ideia mesmo, pessoal! 

Comece criando metas que são factíveis  sua rotina e com suas habilidades. O início é assim mesmo e com o tempo essas metas vão se tornando maiores, sem dar o passo maior que a perna logo de cara.

Neste momento do jogo, o mais importante é ter essas metas claras para você iniciar e principalmente, não desistir!

Afinal, quando planejamos algo que não é factível e nem claro na nossa mente, facilmente nos perdemos no caminho e deixamos que a nossa saúde se perca em meio às nossas tarefas da faculdade, não é mesmo?

2- Busque inspirações

Se inspirar em pessoas que já trilharam um caminho e alcançaram o destino que você quer chegar é muito importante para dar motivação e direcionamento na sua trajetória.

Essas inspirações podem ser pessoas próximas a você ou pessoas famosas.

Se você tem uma pessoa próxima que consegue manter um ritmo de exercícios legal e que consegue manter uma alimentação saudável junto com a  faculdade, troque uma ideia com ela para saber como ela faz para manter essa rotina e como foi o processo dela até chegar aqui.

Além disso, existem vários famosos e blogueiros que compartilham suas rotinas de exercício físico e alimentação nas redes sociais, principalmente no Instagram.

E sim, elas mandam bem pra caramba e estão ali justamente para inspirar pessoas que querem ter uma vida saudável assim como elas.

Mas lembre-se: jamais se compare e se obrigue a ser igual a elas!

O que vemos nas redes sociais é apenas uma pequena parcela de tudo que esta pessoa já passou para chegar onde está. Você não sabe quais são os pontos fracos dela e nem quanto tempo ela levou para ter essas habilidades.

Por isso, galera, você pode e deve se inspirar em pessoas que deem um direcionamento para você, mas jamais se compare a elas!

Comparação é uma covardia com você mesmo e isto pode atrapalhar o seu processo mais do que realmente ajudar. Beleza?

3- Durma sabendo qual a missão do dia seguinte 

Sabe aquela semana que está puxada na faculdade e você chega de noite cansado depois de um dia corrido? Ai você vai dormir, acorda no outro dia e segue a vida no automático, faz o que precisa ser feito e mais um dia se passou até que a semana acabe.

Se você está passando por isso, deixa eu te contar uma coisa: a primeira parte da sua vida que você vai deixar de lado tendo uma rotina assim é o cuidado com a sua saúde física e seus momentos de lazer.

E claro, tem dias que isso realmente vai acontecer e faz parte do jogo. Mas o que eu quero te dizer é que:

Se isso se tornar uma bola de neve, quando você menos perceber a semana, o mês, o ano vão ter passado e a sua saúde física durante a faculdade mais uma vez ficou pra trás. E aí, meu amigo, os prejuízos vão aparecer, inevitavelmente.

E o que eu quero te falar com isso tudo, é que você deve planejar seu dia antes mesmo de ele acontecer!

Por isso, antes de dormir deixe claro que hora do seu dia você pode dedicar para a sua saúde e o tempo que você tem pra isso sem tentar fazer a ‘’missão impossível’’ e dar conta de tudo sem planejamento. 

Tenho certeza que fazer isso vai te ajudar muito a ter uma rotina mais saudável e também mais produtiva. Bora lá planejar o próximo dia?

4- Motivação vem com o movimento

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a motivação não aparece do dia para a noite e torna você o blogueiro fitness da medicina. Se você depender da motivação para começar algo, meu amigo, esse dia pode nunca chegar, viu!

Por isso, é muito legal que você tenha um objetivo claro, planeje ele de acordo com a sua rotina e seus horários e apenas comece.

Mesmo naqueles dias que você esteja sem motivação de ir para academia, correr ou praticar aquele esporte e a vontade de ficar de boa em casa, no sofá ou na cama seja maior, faça um esforcinho e vá igual, nem que você faça apenas o que conseguir naquele momento.

Você vai ver que quando você começar a cuidar da sua saúde física durante a faculdade irá descobrir o que te motiva ou não, qual horário do dia é melhor e também quais atividades você se dá bem até que essa prática se torne um hábito na sua rotina.

Outra dica que eu te sugiro é: crie pequenos desafios para você mesmo! 

Por exemplo: correr 10 km em 60 minutos por 90 dias ou ir 5x na academia por semana naquele mês e marcar os dias que você conseguiu ir numa tabela.

Isso pode te dar uma forcinha para você se manter firme e encontrar a motivação no processo.

Mas antes de tudo, apenas comece! Combinado?

Até a próxima, pessoal! 

Marília Damo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.