Como conseguir plantões e qual a melhor opção

Como conseguir plantões e qual a melhor opção 

Fala galera! Beleza? Você acabou de formar ou está prestes a receber seu CRM e está procurando plantões para começar sua carreira na medicina?

Não te falaram na faculdade como conseguir plantões e você está perdido de como começar a procurar algum? 

Então chega com a gente que vamos te dar algumas dicas de como começar a conseguir plantões e como você pode fazer isso.

Bora lá?

1) Buscar plantões por conta própria 

Você pode selecionar os hospitais da sua cidade ou região e entrar em contato com eles.

Cheguem lá e se apresentem, sem medo galera! 

Perguntem se o hospital está precisando de plantonistas, conheçam o serviço e, por que não, deixem seu contato caso no futuro eles precisem de um médico para trabalhar lá!

Mas este processo pode começar antes mesmo de você se formar, sabe como?

Já no 6º ano da faculdade você pode começar a buscar e ficar de olho nos possíveis plantões que você pode fazer.

Cole no teu veterano e pergunte onde ele está trabalhando, como que o plantão naquele lugar funciona e  acompanhe ele em algum dos seus plantões também caso ele permita.

Assim, quem sabe você já pode se formar e garantir seu lugar lá com ele!

2) Indicação 

Quem acompanha o nosso blog ou as redes sociais do Além da Medicina provavelmente já viu a gente comentar o quão importante é ter uma rede de amigos e contatos durante a faculdade. 

Dentre vários outros pontos positivos, um deles é justamente aquele seu colega ou parceiro te indicar para algum plantão em um hospital. 

E sim, galera, essas indicações são muito positivas, pois se o seu amigo te indicou para um plantão é porque, na maioria das vezes, ele já conhece o hospital e sabe como o serviço funciona lá, se o plantão é individual ou em conjunto, como se preparar para o plantão e se o local não é nenhuma furada!

Além disso, muitos ex-professores da sua faculdade podem te indicar para conseguir um plantão. Até porque, agora eles são seus colegas de profissão e vão poder indicar alguém em quem eles confiam.

Então, se você foi um bom aluno, interno ou residente, com certeza eles irão te indicar caso apareça alguma oportunidade de plantão disponível.

Por isso, pessoal, manter boas relações e contatos na faculdade, tanto com colegas como com professores, e ser um bom aluno irá influenciar até mesmo quando você se formar e precisar de um plantão ou uma oportunidade de emprego para quebrar um galho quando você precisar!

Se você ainda está na faculdade e quer mais dicas de como se destacar confere o nosso Guia Definitivo do Estudante de Medicina. Não vai perder essa oportunidade, né?

3) Entrar na residência médica

Por incrível que pareça, entrar na residência também é uma ótima forma de conseguir plantões!

Nos hospitais que possuem programas de residência médica, quem domina os plantões são geralmente os próprios residentes do hospital.

O que faz sentido né galera, até porque eles já estão trabalhando naquele serviço e já conhecem como ele funciona. Isso facilita muito a entrada deles nos plantões daquele hospital.

Mas claro, este é só um benefício além de vários outros que fazer residência traz pra carreira médica!

4) Processo seletivo 

Algumas instituições e prefeituras abrem processos seletivos para contratar um plantonista fixo por determinados períodos semanais. 

Pra isso você tem que ficar de olho nos hospitais da sua cidade ou região que você pretende trabalhar e se informar se o hospital possui processo seletivo e como funciona este processos.

Neste caso, caso você participe do processo seletivo, geralmente o hospital te contrata para períodos fixos semanais em que ele esteja precisando de algum plantonista.

Desta forma, você pode conciliar outros locais de trabalho junto nas horas extras ou até mesmo deixar esse tempo para estudar caso esteja se preparando para as provas de residência médica.

5) Oportunidades em grupos de redes sociais 

Alguns locais criam grupos de WhatsApp ou até mesmo de Telegram para divulgar oportunidades de plantões naquela região.

Para conseguir entrar nestes grupos geralmente você pode conversar com algum veterano ou algum amigo já formado que esteja participando para te colocar no grupo ou te indicar. 

Nessas redes sociais você pode aproveitar algumas destas oportunidades e entrar em contato com o hospital que está precisando de plantonista. 

Não são todas as cidades que têm esses grupos, mas não custa nada conversar com a galera que está na sua frente e se informar sobre isso! 

Afinal, esta também é uma boa forma de conseguir contatos e oportunidades! 😉 

6) Mas qual a melhor opção? 

A melhor opção é aquela que melhor conseguir te proporcionar um bom local para você trabalhar, tanto em questão de localização, local com condições adequadas como também de pagamento.

Até porque, a gente sabe que acontece muito de algumas instituições atrasarem o salário ou até mesmo não pagarem pelo seu serviço, infelizmente! 

Por isso, veja qual opção melhor se encaixa na sua realidade e principalmente: 

Corra atrás! 

Nenhum plantão irá chegar até você caso você não busque e não se esforce para isso. 

Peça indicações para seus professores e veteranos, entre em contato com hospitais e busque grupos de divulgação.

Bora conseguir um plantão? 

Ah, e boa sorte, pessoal! Espero que estas dicas tenham ajudado e que logo logo vocês estejam já trabalhando nos hospitais como plantonistas.

Até a próxima! 

Marília Damo 

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: