Manter o shape  x preparação para residência médica 

Todos nós sabemos da importância de se exercitar e cuidar da nossa saúde. Mas você já pensou quais os benefícios de manter o shape x preparação para residência médica?

É muito comum que na faculdade de medicina muitos estudantes acabam deixando esse hábito de lado. No início, parece impossível conciliar essa rotina de cuidado com a saúde física com a faculdade.

É claro que a faculdade de medicina nos exige muito tempo e dedicação. Mas cuidar da nossa saúde física e mental é essencial para que todas as outras áreas da nossa vida também estejam bem.

Afinal, como iremos cuidar do outro se nós mesmos não estivermos bem. Não é mesmo?

Mas o que muita gente não sabe é que meter o shape vai muito além disso. Ter esse hábito de cuidado com o corpo e a saúde pode influenciar em muitos outros hábitos na carreira do médico. 

Consequentemente, esses hábitos te ajudarão na preparação para a residência médica.

Isso porque, a preparação para as provas de residência médica é longa e árdua. Exigirá de você muita paciência para acompanhar a sua evolução durante o processo, disciplina e resiliência. 

Por isso, hoje eu vou te contar como o processo de melhorar o seu shape e seu condicionamento físico podem te ajudar neste processo. Bora lá?

  1. Um caminho de evolução

Quem pratica exercício físico sabe que esse é um caminho que irá passar por várias fases de evolução. Se você corre, em um dia começará correndo 1 km. Conforme você vai treinando, essa distância vai aumentando progressivamente.

Da mesma forma, se você treina musculação, todo o processo envolverá pequenas evoluções a longo prazo. Você vai começar a aumentar um pouco mais de peso a cada semana. Você vai ficando mais forte e com mais resistência.

Mas tudo isso é um processo demorado que exige persistência!

Essas pequenas conquistas vão fazer com que você queira evoluir mais a cada dia. 

  1. Paciência para chegar no destino final

Todo esse processo de evolução que eu citei acima exigirá de você paciência. Você começará a ver resultados de médio a longo prazo. Você vai pegar peso na academia muitos dias, vai sofrer, vai suar. No entanto, o resultado vai demorar pra aparecer. Não vai ser do dia para a noite que você vai notar as mudanças no seu corpo. Isso exigirá de você muita paciência e persistência.

Na preparação para a residência é a mesma coisa. Você vai estudar muito, vai ver muitas aulas, fazer muitas questões. Haverá dias em que você estará cansado e vai precisar estudar mesmo assim. Entretanto, em alguns simulados você não vai ter o resultado que você tanto esperava. Não vai ser nem no primeiro e nem no segundo que você vai chegar nos 80% de acertos. O processo é demorado e cheio de pedras no caminho.

  1. Disciplina e planejamento

Para chegar nas metas que você quer, seja no seu shape ou no esporte que você pratica, isso exigirá muita disciplina e planejamento. Você terá que ir na academia mesmo naqueles dias em que a preguiça bate ou que parece melhor ficar na cama. Afinal, se você colocou metas vai ter que se esforçar para cumprí-las.

Na preparação para a residência também é assim. Você precisará de disciplina e planejamento para cumprir as suas metas daquela semana. Até porque, se você depender apenas dos dias em que estiver motivado para treinar ou estudar, pode ser que eles nunca cheguem.

E aí, gostaram?

Bora cuidar do shape, pessoal?

Não deixem de seguir nosso canal no @alemdamedicina.

Até a próxima!

Marília Damo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *