Residência médica: 5 motivos para você fazer

Residência médica: 5 motivos para você fazer

A residência médica é um dos meios de especialização da carreira médica. O período da residência pode durar de 3 até 5 anos. Isto depende da especialidade que você escolher. 

Tenho certeza que, independente do período do curso de medicina que você está no momento, já te falaram sobre isso. Mas, você sabe por que é tão importante para o médico fazer residência médica?

Então, hoje a gente separou 5 motivos pelos quais você deveria fazer residência. Vamos lá?

Diferenças entre residência médica e especialização: você sabe quais são?        

1) Experiência prática

A gente sabe que a faculdade de medicina tem duração de 6 anos. Esse tempo parece o suficiente para a formação do médico. No entanto, na maioria das faculdades a realidade acaba não sendo esta.

Sendo assim, muitos médicos se formam não estando 100% preparados e seguros para dar conta da prática do dia a dia da profissão.

Por outro lado, a residência médica é o caminho que mais irá te preparar para o mercado de trabalho. Isso porque, na residência o médico ganha mais autonomia no atendimento dos pacientes em relação ao período do internato.

 Além disso, a carga horária, a quantidade de serviço e o grau de responsabilidade são infinitamente maiores. 

2) Aprendizado científico

Na grande maioria dos serviços de residência médica você poderá aprofundar seu conhecimento científico na área que escolheu. Isso porque, é comum que haja semanalmente discussões de artigos científicos. Assim como discussões de casos baseados em evidências.

3) Reconhecimento 

Com o título de especialista  você terá muito mais chance de ser reconhecido pela sua especialidade.  Isso porque, sem nenhuma especialização, acaba sendo mais difícil você se diferenciar comprando com quem já tem uma especialidade. Não é mesmo?

4) Qualidade de vida

A gente sabe que a rotina não é fácil para ninguém. No entanto, com a residência médica, há muito mais possibilidades de áreas de atuação que você, como médico especialista, pode exercer.

Aliado a isso, com uma boa gestão financeira, um marketing médico adequado e soft skills, você poderá cada vez mais depender menos dos plantões. Assim, podendo ter uma qualidade de vida melhor, com mais tempo para você e para fazer o que você gosta.

5) Mais segurança para exercer a profissão

Como falamos antes, a residência médica te proporciona uma preparação para o mercado de trabalho muito maior.

Logo, quanto mais preparado você está, mais confiante você se sentirá para lidar com as diversas situações do dia a dia que aparecerão nos seus atendimentos.

E aí, gostaram?

Até a próxima.

Marília Damo

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: