FINANÇAS

RESIDÊNCIA MÉDICA

FACULDADE

SÁUDE MENTAL

CARREIRA

15 Dicas para ganhar dinheiro na faculdade de medicina e porque você deveria fazer isso

15 Dicas para ganhar dinheiro na faculdade de medicina e porque você deveria fazer isso

Fala galera, beleza? A gente sabe que a faculdade de medicina é demorada, são 6 longos anos pela frente. Neles, nem sempre o estudante consegue ganhar um dinheirinho durante a faculdade. Mas fiquem tranquilos! Vim aqui dar umas dicas de como ganhar dinheiro na faculdade de medicina. Também vou te mostrar o quão importante isso é pro seu futuro profissional.

Vamos lá?

Qual a vantagem de ganhar dinheiro na faculdade de medicina?

Olhando assim, parece até uma pergunta boba, né? Quem não quer ganhar mais dinheiro na faculdade, seja pra comprar uma roupa, pra pagar um curso ou até mesmo para aquela viagem de final de ano? Mas vai além, muito além.

Excluídas todas as particularidades da profissão e todas as belezas da medicina, os médicos são prestadores de serviços. O paciente, nessa visão um cliente, possui um problema e nos procura para resolvê-lo. 

E como fica isso? Você vai querer fazer um serviço ruim, não resolver o problema e nunca mais ver o paciente? Ou você prefere prestar um serviço de excelência e deixar o seu cliente 100% satisfeito, pra que ele volte muitas vezes?

Essa aí também foi uma pergunta fácil de responder, né? Acho que todos os alunos ADM vão querer mirar no melhor atendimento possível, e a gente acha com todas as nossas forças que esse é o caminho!

Tá, mas e como ganhar dinheiro na faculdade de medicina vai me ajudar nisso?

Vem com a gente que vamos mostrar porque ganhar dinheiro na faculdade de medicina é tão importante!

Bom, a maneira pra ganhar esse dinheiro é trabalhando, não é? Ou seja, você vai prestar um serviço em troca desse dinheiro. Parece familiar?

É exatamente isso que você já deve estar pensando, ao ganhar dinheiro na faculdade de medicina, você vai se capacitar para as demandas do seu futuro profissional. Então, a faculdade vai funcionar como um laboratório, pra que treine, erre e aprenda, tudo isso pra garantir um atendimento ótimo pros futuros pacientes!

E não fica só por aí! Pra ser um bom trabalhador, principalmente um vendedor de serviços, é preciso ter algumas características, checa aí:

Infográfico com algumas qualidades do bom vendedor, demonstrando como ganahr dinheiro na faculdade de medicina pode auxiliar na qualificação do acadêmico

Ao trabalhar pra ganhar dinheiro na faculdade de medicina, você vai estar desenvolvendo todas essas qualidades aí em cima, tão importantes pro profissional moderno, e muitas outras, essas são só uma palha do bom vendedor! E não para por aí, você pode até acabar aprendendo pras suas provas da faculdade, mas vamos falar disso mais pra frente!

Independentemente da sua origem, se você precisa da renda extra pra ajudar a fechar as contas, se gasta com mimos pra você mesmo ou até mesmo se já investe pensando no futuro, ganhar dinheiro na faculdade de medicina vai muito além do “salário” pingando todo mês!

Mas como eu vou conseguir ganhar dinheiro na faculdade de medicina sendo só um estudante?

Diferente do que muitos pensam, existem várias oportunidades por aí, ainda mais depois que a pandemia acelerou as relações digitais. Pra algumas, você talvez precise sair da sua zona de conforto ou até mesmo aprender habilidades novas, mas com certeza vai valer a pena ao final.

Claro, há os caminhos mais convencionais pra se ganhar dinheiro na faculdade de medicina, como estágios acadêmicos ou bolsas. Mas o que a gente vai falar aqui são dicas pra ir além disso, tanto pra aumentar a renda quanto pra desenvolver todas as habilidades que a gente já comentou lá em cima!

Então pega seu caderninho ou seu bloco de notas e se liga nessas dicas pra você ganhar dinheiro na faculdade de medicina e se diferenciar desde já!

Dica 1: Ajude médicos com o mundo digital 

A pandemia deixou mais que claro a importância de estar inserido no mundo digital. Nossa geração já é bastante familiarizada com as tecnologias, mas muitos médicos mais velhos ainda sentem certa dificuldade.

O que você vai fazer é pegar todos aqueles anos ajudando seus avós ou parentes mais velhos a configurarem o celular, e usar essa experiência para auxiliar os médicos que precisarem. Você pode fazer isso mostrando sites e aplicativos úteis, ensinando novas tendências digitais, dentre várias outras opções. E o melhor: você pode fazer isso por videoconferência, espelhando sua tela do conforto da sua casa!

E como fazer isso? Simples, você pode procurar perfis de médicos pelo instagram e mandar mensagem (no perfil deles, você já vai conseguir até ter uma noção da facilidade deles com mídias digitais), oferecer auxílio pros seus professores ou até mesmo pra médicos que você conheça por fora do ambiente acadêmico.

Ofereça um plano mensal, com aulas semanais ou estando de plantão para sanar dúvidas pelo celular. Quem sabe você não aprende uma coisa ou outra e ainda ganha um contato valioso enquanto consegue ganhar dinheiro na faculdade de medicina?

Um bom exemplo é o social media, que pode criar posts nas mídias sociais desses médicos. Você vai atingir vários alvos com apenas um tiro: fazer networking, ganhar conhecimentos novos e ganhar dinheiro na faculdade de medicina!

Dica 2: Criação de vídeos 

Seja no instagram, no YouTube ou em qualquer plataforma, os vídeos são uma bela maneira de expor uma ideia. O problema, é que nem todo vídeo é interessante, fazendo com que as pessoas percam interesse no meio.

É exatamente aí que entra você! Existem programas de computador e até mesmo aplicativos (como Mojo ou Inshot) que tornam a edição de vídeos bem mais fácil. Claro, você não vai ficar profissional da noite pro dia, mas essas soluções já permitem um bom trabalho até mesmo pra iniciantes, ainda mais com tutoriais no YouTube.

Aqui, você pode oferecer os serviços para ligas acadêmicas que queiram aprimorar campanhas de marketing, pra professores que gostem de passar vídeos durante as aulas (uma simples edição com cortes das partes menos importantes já os ajudaria bastante), pra médicos que queiram compartilhar vídeos nos stories mais interessantes, as opções são inúmeras!

Surgem duas opções pra ganhar dinheiro na faculdade de medicina: você pode fazer um plano mensal com N vídeos por semana ou cobrar por cada edição individualmente. Uma dica, pra agregar valor e mostrar mais autoridade, ofereça sempre uma ou duas edições gratuitas ao oferecer seus serviços, o cliente vai enxergar com bons olhos essa atitude.

Dica 3: Crie textos para sites dos médicos

Quando você faz uma pesquisa no Google, você geralmente clica antes nas primeiras opções, né? E você lembra da última vez que olhou a segunda página de resultados?

Pois é, quanto melhor rankeado no Google, maiores as chances do site ter sucesso. E pra que isso aconteça, você precisa aplicar técnicas de Search Engine Optimization, o famoso SEO. Talvez você nunca tenha ouvido falar nisso, mas pode ficar tranquilo que não faltam cursos e tutoriais na internet.

Então, você vai procurar sites de médicos por aí, principalmente aqueles que parecem meio caidinhos, e oferecer a sua ajuda pra aumentar o número de acessos e a visibilidade. Aproveita que o site ainda não possui um SEO maneiro, e vai crescendo junto com ele, aprendendo mais e mais a cada nova postagem.

Como você precisa ter um conhecimento específico sobre a técnica e sobre métricas de otimização, você pode até cobrar um pouquinho mais caro, então é uma forma bem interessante de ganhar dinheiro na faculdade de medicina! A melhor opção é fazer um pacote mensal, com número pré estabelecido de postagens semanais.

Isso é literalmente ganhar dinheiro para estudar. Você estuda a matéria, faz um post resumindo tudo que aprendeu e ainda ganha por isso!

Dica 4: Transforme seu conhecimento em dinheiro dando aulas ou monitorias

Aposto que você já ouviu por aí que o seu ativo mais valioso é o seu conhecimento. Há certa verdade nessa fala, você pode fazer maravilhas com os seus aprendizados e encontrar mil maneiras de monetizar em cima deles. Apesar disso, uma das mais aplicadas, e também uma excelente forma de ganhar dinheiro na faculdade de medicina, é dar passar o conhecimento técnico adiante.

Você tem facilidade naquela matéria mais complicada? Foi monitor de anatomia e entendeu bem como é a dinâmica dessa disciplina na sua faculdade? Então ensine seus calouros!

Você pode optar por aulas ao vivo (muito eficazes logo antes do período de provas) ou até mesmo por gravar um curso online e cobrar pelo acesso.

Uma opção boa aqui é cobrar um precinho camarada dos seus colegas de curso e ganhar no volume, afinal, eles talvez estejam precisando ganhar dinheiro na faculdade que nem você e não podem gastar muito com uma monitoria extra.

Uma dica ADM de parceria pra vocês é com o @anato.aplicada, checa lá!

Dica 5: Faça resumos diferenciados e venda eles

Só pelo título você já deve ter mentalizado aquele mapa mental todo colorido ou aquele resumo impecável que compila 10 páginas do Harrison em uma folha A4. Pode ter certeza que fazê-los não é uma tarefa fácil, mas com treino e dedicação, você pode conseguir!

A ideia é fazer várias resumos desse estilo e vendê-los, podendo ser impressos (cobrando até um pouquinho a mais, pelos custos da impressão) ou digitais, em formato PDF.

O mais legal é que você vai aprender a matéria enquanto faz os resumos e ainda revisar várias vezes, já que os resumos talvez precisem de correções e atualizações com o tempo! 

Dica 6: Revise, formate nas normas e faça edições ortográficas no artigos científicos


Escrever artigos é uma tarefa complicada. Além do conteúdo, é preciso atentar às regras e normas de formatação. E não fica por aí, dependendo da revista, é possível que a formatação necessária para publicação seja diferente. Já imaginou o trabalho de formatar o artigo inteiro para cada submissão?

Pois é, você pode cobrar para realizar esse serviço. Nesse caso, a responsabilidade é bem grande, a submissão pode retornar para correção por alguma falha sua, então fica esperto! Ainda assim, a depender do volume de pesquisa na sua faculdade, vai encontrar vários potenciais clientes.

O ideal é cobrar um preço fixo dependendo do número de páginas do arquivo, mas se você fizer um trabalho bom, rápido e eficiente, a chance de te contratarem novamente aumenta! 

Dica 7: Auxilie vestibulandos de medicina com mentorias

Com certeza passar pra faculdade não foi fácil. Foi preciso muito estudo e muito dedicação no ano de vestibular, e com certeza você aprendeu muito com isso, tanto com os acertos quanto com os erros.

Mas apesar de você já estar na faculdade, ainda há vestibulandos por aí, e muitos deles estão precisando de orientação. Você pode usar a sua experiência e os aprendizados do vestibular para orientá-los na rotina de estudos e com dúvidas pontuais da matéria, caso você ainda lembre,

Uma dica, caso tenha feito cursinho preparatório, é mandar mensagem pros antigos colegas de sala que ainda não conseguiram a aprovação. Essa é uma maneira boa de ganhar dinheiro na faculdade de medicina ainda nos primeiros períodos, já que o vestibular foi recente.

Dica 8: Se associe a algum programa de afiliado

Vários marketplaces, como a Amazon, oferecem programas de afiliação. Com eles, você utiliza um link próprio para anunciar um produto e cada vez que alguém comprar esse produto por meio do seu link, você ganhará uma comissão. Existem cursos onlines que também fazem isso.

Uma maneira boa de explorar esse recurso é procurando ofertas boas de livros ou de materiais médicos em sites que possuam sistema de afiliação e divulgar nos seus grupos da faculdade.

Se você conseguir divulgar de uma forma discreta, melhor ainda. Tente inserir o link casualmente na conversa, por exemplo quando seus amigos perguntarem por qual livro texto você estudou para aquela matéria que mandou bem.

Uma dica de ouro aqui: todos os alunos do MedSkill podem se afiliar e indicar para seus amigos e colegas! Assim, quando alguém te pedir uma dica de onde procurar material para se destacar na medicina você já indica o MedSkill, coloca seu colega numa boa e consegue ganhar dinheiro na faculdade de medicina.

Imagem para ilustrar o MedSkill, plataforma do Além da Medicina que permite afiliação, forma interessante de ganhar dinheiro na faculdade de medicina

Dica 9: Você tem alguma skill fora da medicina? Faz um freela!

Seja com fotografia, com programas computacionais ou com experiências prévias, não é só porque você é acadêmico que sua vida precisa girar em torno da medicina.

Uma maneira boa de ganhar dinheiro na faculdade de medicina é explorando as suas habilidades obtidas antes – ou até mesmo paralelamente – ao curso. Só cuidado pra não acabar pegando trabalhos que prejudiquem seu rendimento na faculdade.

Dica 10: Você é criativo ou já passou por poucas e boas? Escreve um ebook!

Os ebooks tornaram possível virar um escritor famoso sem a necessidade de uma editora por trás.  Claro, você precisa ter um estilo atrativo de escrita e também ter ideias legais para o livro.

Com certeza é uma atividade que pode tomar um tempinho e demandar dedicação e esforço. Ainda assim, depois de criado e lançado, toda vez que alguém comprar o livro, você receberá um dinheiro, seja dali a um dia, um mês ou um ano. 

Só me promete uma coisa? Mesmo que você tenha o trabalho e consiga lançar um livro bacana, não fica chateado se não tiver muita saída, tá? É um mercado bastante concorrido, com vários profissionais de referência e pessoas de destaque. Mas vale tentar, você pode mandar bem!

Temos um excelente exemplo aqui no Além da Medicina! Já ouviram falar dos livros “O médico que fingia ser fotógrafo” e “Socialismo e suas histórias peculiares“? Pois é, o Maikel escreveu eles! Compartilhe sua criatividade e suas ideias, pode haver uma plateia esperando por você.

Dica 11: Crie um “melhores amigos” pago no Insta e compartilhe conteúdo de qualidade

Compartilhar conteúdo de qualidade no instagram com certeza é uma boa estratégia de marketing. No entanto, o retorno financeiro, se existir, nem sempre é direto. Uma forma de ganhar dinheiro na faculdade de medicina é monetizar esses conteúdos.

Você cobra um valor para que os seguidores sejam incluídos na sua lista de melhores amigos por um tempo pré-determinado. Na medida em que você for ganhando mais adeptos e compartilhando conteúdos cada vez mais elaborados, pode ir subindo o preço.

Se o conteúdo for de medicina, você vai conseguir estudar e ganhar dinheiro na faculdade de medicina ao mesmo tempo, olha que legal!

Dica 12: Se você for craque na cozinha, pode vender docinhos ou salgados pra galera da faculdade

Ao andar pelos corredores da faculdade, o que não faltam são alunos vendendo docinhos e salgadinhos. Essa é uma boa forma de fazer uma renda extra durante o curso, mas um pouco mais restrita, já que é preciso saber cozinhar.

Caso não saiba e mesmo assim queira enveredar por esse caminho, você pode terceirizar as habilidades culinárias. Ache alguém que mande bem na cozinha e pague pelos serviços dele. Depois, revenda as comidinhas na faculdade por um valor maior que o pago pro cozinheiro.

Dica 13: Fica ligado nas oportunidades de estágios nas empresas de saúde e na faculdade

Existem várias empresas de saúde por aí, de educação, de serviços, de vendas, dentre outras. Muitas delas contam com acadêmicos na equipe, e nada impede que você seja o próximo contratado!

Grande parte delas vai preferir um aluno diferenciado, então não deixe de conferir nosso guia de como ir além da medicina

Faça uma pesquisa sobre as empresas da sua região (ou até mesmo mais ampla, já que muitas tem esquema de home office e siga as páginas no instagram, pra ficar ligado nas possíveis oportunidades de estágio que surgirem.

Dica 14: Monte apresentações de powerpoint e do NOTION no capricho e venda os layouts

Ninguém aguenta aquela aula com powerpoint monótono, né? E aquela apresentação no NOTION que deixa qualquer um ligado o tempo todo? Com certeza dá trabalho fazer uma apresentação legal, mas ela certamente vai prender mais a atenção de todos e passar mais credibilidade.

Então, surgem duas possibilidades para você explorar esse cenário e ganhar dinheiro na faculdade de medicina. 

A primeira é criar layouts de powerpoint ou no NOTION bem intuitivos e vendê-los. Você vai ganhar menos, mas vai ter um único trabalho que pode continuar rendendo frutos por mais tempo. A segunda opção é fazer uma apresentação sobre demanda, quando vai poder cobrar um pouco a mais, mesmo que cada trabalho só gere um único pagamento.

Dica 15: Aprenda sobre investimentos e faça seu dinheiro render desde já

Já batemos nessa tecla várias vezes por aqui, mas vamos repetir muitas vezes mais! Você precisa começar a plantar as sementes hoje para colher os frutos no futuro. Só toma cuidado, já deu pra ver aqui que ganhar dinheiro na faculdade de medicina vai exigir trabalho e esforço, então cuidado pra não torrar em investimentos sem conhecê-los.

É bem importante que você vá aprendendo finanças desde já. Tanto pra já ir rendendo o que tem hoje, quanto pra saber gerir melhor os seus rendimentos depois que tiver o CRM em mãos.

Ainda com dúvidas sobre esse dica? Checa esse texto aqui que vai entender a importância das finanças!

Se quiser começar desde já, confere o Finanças Dominadas! Com certeza irá aprender muito e, desde já, se diferenciar.

Imagem para ilustrar o Finanças Dominadas, uma dica importante para quem quer ganhar dinheiro na faculdade de medicina

E aí, tá esperando o que pra começar a ganhar dinheiro na faculdade de medicina?

 

Lista resumindo os quinze tópicos para se ganhar dinheiro na faculdade de medicina

Já deu pra ver que existem vários caminhos pra fazer um dinheirinho enquanto acadêmico. Dei 15 dicas aqui, mas com certeza  existem várias outras opções, então não deixa de ficar ligado no @alem.da.medicina, que a gente sempre tá soltando dicas legais por lá também.

Você vai ganhar uma renda pra chamar de sua e ainda vai desenvolver várias habilidades, sem contar as possibilidades que permitam aprender medicina enquanto trabalha. Então não deixa de correr atrás, lá na frente você verá que todo o esforço valeu a pena e foi recompensado!

É isso, pessoal, vou ficando por aqui!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: