Quanto custa uma faculdade de medicina: você sabe?

Quanto custa uma faculdade de medicina: você sabe?

A faculdade de medicina é a mais concorrida entre os vestibulares do Brasil.  Sendo assim, a alta procura, aliada a uma estrutura complexa, laboratórios, materiais e demanda por professores especializados fazem com que o valor seja alto. Mas você sabe quanto custa uma faculdade de medicina?

Mas claro, a gente sabe que o investimento que você precisará fazer vai muito além do financeiro (que é bem alto). Até porque, são 6 anos de dedicação para a faculdade, nos dois turnos. Além disso, há muito investimento em materiais, estudos e carga emocional.

Então, está curioso? Bora lá com a gente neste texto que preparamos pra você. 

Quanto custa uma faculdade de medicina?

A faculdade de medicina é a graduação mais cara do Brasil. Mas claro, há muitos fatores que influenciam neste alto valor das faculdades aqui no nosso país. Por exemplo:

– Alta procura em relação à quantidade de vagas.

– Localização (capital ou interior).

– Estrutura da faculdade e professores especializados.

– Alta empregabilidade dos médicos.

– Valorização da carreira.

Sendo assim, segundo o Escolas Médicas do Brasil os valores das faculdades de medicina brasileiras variam entre R $3.641,24 até R $12.850. Lembrando que estes valores são correspondentes aos anos 2020 e 2021.

Como diminuir os custos?

1.Incentivos da faculdade

Muitas faculdades de medicina oferecem bolsas para os estudantes.

Dessa forma, é possível consegui-las por meio bolsas de iniciação científica e monitorias, por exemplo. Normalmente, a faculdade abre um edital e você se inscreve. E claro, você fará uma prova de seleção caso seja necessário.

2.Financiamentos

O governo federal oferece alguns programas de auxílio com o ProUni e Fies.

Primeiramente, o ProUni oferece bolsas que cobrem 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares de Medicina. Para se candidatar o estudante deve atender aos requisitos mínimos de renda e ter realizado a prova mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.

Já o Fies é um programa que financia a faculdade a juros baixos e o estudante só começa a pagar a dívida depois de formado. 

Para participar, também é preciso atender aos requisitos de renda e ter realizado alguma prova do Enem a partir de 2010. Da mesma forma, o desempenho mínimo exigido é de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação.

Além disso, algumas faculdades oferecem financiamentos próprios para os estudantes. Para isso, você precisará entrar em contato com a sua faculdade de escolha para obter mais informações.

3.Renda extra na faculdade

Diferentemente do que muitos pensam, é possível sim que o estudante de medicina possa ganhar dinheiro na faculdade. Mas, não só isso, além de ganhar dinheiro o estudante estará desenvolvendo habilidades que serão muito importantes para a sua carreira.

Como vocês viram, a faculdade de medicina é a graduação mais cara do Brasil. Sendo assim, qualquer renda extra que o estudante consiga já está valendo muito, não é mesmo?

Quer saber como?

Não deixe de conferir: 15 dicas para ganhar dinheiro na faculdade de medicina e porque você deveria fazer isso.

Vale a pena?

Esta decisão é muito pessoal e varia de acordo com a realidade de cada pessoa.

A gente sabe que o número de médicos está aumentando. Mas isso não significa que é o fim da medicina ou que não vale mais a pena ser médico.

Você poderá conseguir o valor do investimento que fez na faculdade como médico. Mas, para isto, precisará saber organizar suas finanças, se diferenciar no mercado (aqui a residência médica é um dos pontos muito importantes) e desenvolver habilidades que a faculdade não te ensinou.

Aqui no blog a gente fala mais sobre isso: Medicina saturada: mito ou verdade? Não deixe de conferir!

Até a próxima!

Marília Damo

Banner para o MedSkill

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: