Ter um cronograma de estudos é muito bom para te direcionar. Conseguir cumprí-lo é melhor ainda. No entanto, não conseguir cumprir o cronograma também faz parte de todo estudante de medicina. Afinal, há dias em que isso realmente não é possível. 

Nesse momento, alguns pontos são importantes para que esse dia em que você não conseguiu cumprir o seu cronograma de estudos não se torne um fardo que atrapalhe o resto dos seus dias de estudo.

Por isso, hoje eu separei 5 dicas para você ler quando não conseguir cumprir seu cronograma de estudos e não deixar isso lhe afetar. Vamos lá?

1- Por que não consegui cumprir meu cronograma de estudos?

Primeiro de tudo, analise o que aconteceu no seu dia ou na sua semana que impediu que você cumprisse o que planejou

Foi cansaço? Aconteceu algum imprevisto? Procrastinação? Ou não teve tempo suficiente?

Analise esses fatores e tente organizá-los para a próxima semana. 

Dessa forma, se você estiver cansado, descanse. Descansar também faz parte do processo e é necessário em alguns momentos recarregar as energias. Afinal, o caminho é longo e pequenas pausas também fazem parte do processo e são extremamente necessárias.

Já se o seu problema foi falta de tempo ou procrastinação, reveja se as suas metas são realmente plausíveis para a sua rotina. Isso porque, às vezes, nós queremos colocar um monte de tarefas na nossa agenda sem que seja realmente possível cumpri-las. 

2- Valorize os seus ganhos

É muito comum que quando um dia ou uma semana não tenha sido tão produtiva como planejamos, nós foquemos apenas naquilo que não conseguimos cumprir. Assim, muitas vezes, surge aquele sentimento de culpa por não ter feito o suficiente.

Mas você já parou para avaliar o que você FEZ? Como era seu eu de antes há algum tempo?

Valorize suas pequenas vitórias. Conseguir enxergar elas é essencial para se manter continuando e confiando no processo.

3- Tenha uma rede de apoio

Tenha pessoas que você gosta e confia para conversar. Isso porque, quem está de fora muitas vezes consegue ter uma perspectiva mais racional dos fatos. Pode ser amigos, namorado(a), seus familiares ou até mesmo na terapia. 

4- Expectativa x realidade

A nossa frustração vem de uma expectativa muita alta em relação a nossa realidade.

Pense comigo: você está na semana mais puxada do seu internato. Já não bastasse isso, você resolve estudar o dobro de horas na semana, começar academia, iniciar um novo livro, começar um novo projeto que estava apenas no papel e etc.

Mesmo que você faça muita coisa naquela semana, você vai se frustrar. Porque as suas metas eram muito audaciosas perto do tempo que você realmente tinha naquela semana de um internato corrido. Não é mesmo?

Busque aumentar as suas metas progressivamente. Por exemplo, se você não faz questões, comece com 20 por dia. 

Se você estuda meia hora por dia, aumente esse tempo gradativamente.

São os pequenos ganhos que te levarão a grandes avanços lá na frente.

Para saber mais sobre esse assunto, confira o vídeo abaixo no nosso canal.

Até a próxima!

Marília Damo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.