Procrastinação: como se livrar dela nos estudos para residência

Procrastinação: como se livrar dela nos estudos para residência!

Falaaaa galera! Hoje vamos falar de algo que assombra, ouso dizer, a totalidade dos estudantes de medicina: a procrastinação.

Desde já, digo a vocês que é TOTALMENTE normal ser um procrastinador, afinal, nosso cérebro tende a se acomodar àquilo que é mais fácil, mais confortável, ou seja, a fazer vários nadas e atrasar as responsabilidades haha.

Porém, isso não significa que devemos aceitar isso e pronto! Pelo contrário, devemos nos desafiar diariamente a dar o melhor de nós mesmos, não deixando a procrastinação dominar nossos estudos.

Por isso, agora vou dar algumas dicas para te ajudar nessa guerra pessoal diária contra a procrastinação.

1. Tenha uma motivação final para evitar a procrastinação

Isso mesmo! Você encontrar motivação é o primeiro passo para deixar a procrastinação de lado e dar o seu melhor para atingir seus objetivos: seja ser um bom médico ou passar naquela residência dos sonhos!

Faça uma lista com as coisas que você deseja para o futuro, pregue em algum lugar perto da sua bancada de estudos e use aquilo de combustível para dar aquele gás que faltava para os estudos decolarem.

2. Faça um cronograma de estudos

Esse passo é importantíssimo! Sem um direcionamento do que deve ser feito, a tendência é permanecermos no mesmo lugar e “empurrarmos com a barriga” os estudos.

Então, tenha um planner ou cronograma, seja físico ou em aplicativos, com seu planejamento semanal. Anote as aulas que você deve ver durante a semana, as revisões a serem feitas, as metas com número de questões para você resolver, seus horários livres…

Dessa forma, você terá melhor visibilidade do panorama geral de suas responsabilidades da semana e a procrastinação ficará mais distante da sua realidade!

Ah, e a melhor parte: depois que você terminar alguma atividade, dê aquele famoso CHECK! Não tem sensação melhor do que a de dever cumprido, e isso servirá de motivação para você continuar seguindo seu cronograma.

3. Seja realista com seus estudo e deixe a procrastinação de lado

De nada adianta criar metas em um cronograma com mil e uma atividades por dia, se você não conseguirá realizá-las! Isso, ao invés de gerar um estímulo positivo, irá te frustrar e alimentar a procrastinação.

Logo, seja verdadeiro consigo mesmo e conheça seus limites, baseado no seu padrão de rendimento nos estudos. Assim, você conseguirá ir evoluindo gradativamente e aumentar sua produtividade!

4. Intercale seus estudos com pausas estratégicas

A tendência da procrastinação é ainda maior quanto mais longa é a atividade, porque nós, seres humanos, não conseguimos ficar concentrados por muito tempo. Por isso, a dica é: faça POMODOROS. Um dos métodos de estudo mais usados pelos concurseiros Brasil afora.

Nesse método você basicamente cria ciclos de estudos com foco total, intercalados com pausas de alguns minutos. Olha só que vou explicar passo a passo:

A técnica funciona assim:

1) Programe um cronômetro para 25 minutos ou mais, dependendo da sua capacidade de manter o foco (vale usar o despertador do celular, ou apps específicos como Focus To-do, Forest, Pomodoro Timer)

2) Escolha uma das tarefas e trabalhe nela sem interrupções ( não vale entrar no Instagram ou WhatsApp, não vale ficar levantando para fazer outras coisas). Se prepare para esse momento de estudos antecipadamente, então já deixe a garrafinha de água e o café por perto.

3) Quando o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos ( o mais indicado nesse intervalo é que você se levante e faça algum exercício ou alongamento, vá ao banheiro, encha a garrafinha, mas evite mexer no celular para não cair no ciclo da procrastinação).Então retorne, com novo ciclo de mesmo tempo.

4) A cada quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa: cerca de 30 minutos. Aqui já tá mais liberado dar uma checada lá no insta haha.

5) No final escreva quantos pomodoros você conseguiu fazer. Isso te dará um norte do quanto de tempo você gasta em cada atividade e te ajudará melhor a planejar sua semana.

Você pode encontrar mais dicas de métodos para estudo no nosso post: Como estudar? Dicas e métodos pra você se inspirar!

5. Tenha estímulos variados durante o dia de estudos

Estudar a mesma matéria, da mesma forma e intensidade, o dia inteiro vai te cansar bem mais rápido, e por isso você tenderá a procrastinar e criar outras distrações.

Por isso, o pulo do gato aqui é: distribua suas metas a serem cumpridas durante a semana de forma diversificada.

“Tá, mas como assim?”

Vamos supor que essa semana você tenha que:

  • Ver 2 aulas de Ginecologia
  • Fazer 30 exercícios de cada uma dessas aulas
  • Ler 2 artigos de Cirúrgica
  • Revisar 2 aulas de Reumatologia com 30 questões de cada uma delas

Então, o melhor a se fazer é distribuir essas atividades de tal forma que você varie entre as matérias e entre as categorias de estudos. Por exemplo:

Segunda: ver 1 aula de Ginecologia e revisar 1 aula de Reumato com questões
Terça: ler 1 artigo de cirúrgica e fazer 30 questões referente à aula de Ginecologia do dia anterior

Dessa forma, você receberá diferentes estímulos durante o dia e não se sentirá tão esgotado!

Outra dica que pode te ajudar é: conheça seus horários de maior produtividade e coloque as atividades que demandam mais energia, as matérias mais difíceis ou as metas mais importantes naquele horário do dia.

6. Lembre-se sempre: FEITO É MELHOR QUE PERFEITO!

Essa aqui é a dica principal para combater a procrastinação: deixe seu perfeccionismo de lado!

Tendemos a procurar sempre o local perfeito, a hora perfeita, o material perfeito, e vamos postergando os estudos, os objetivos e metas porque não achamos essas condições ideais.

O curso de medicina é desgastante, muitas vezes passamos tempos ociosos em plantões pouco movimentados, ou esperando preceptor para passar caso. Você pode fazer desses momentos um pouco mais produtivos: comece aquela sua revisão atrasada, faça alguns flashcards…

Ter essa atitude ativa perante seus estudos vai fazer a procrastinação passar cada vez mais longe!

Por fim, não se culpe demais ou não se frustre tanto se não conseguir cumprir o que você determinou. É normal não conseguir fazer todas as suas tarefas ou não conseguir estudar nada em determinado dia… Mas se esforce para tentar fazer aquilo que você precisa e reconheça quando você está exausto demais ou quando não está mais absorvendo o conteúdo como deveria.

O equilíbrio e saber distinguir preguiça e procrastinação x cansaço e exaustão é o que vai te deixar cada vez mais próximo da sua aprovação nas provas de residência!

E para chegar cada vez mais perto dos 5% dos aprovados nas principais Residências Médicas do Brasil, você pode ter um acompanhamento de perto que irá potencializar seus resultados na Mentoria Residência! Então, não perca a oportunidade de dar uma olhadinha 🙂

Até mais pessoal, espero que isso te ajude nos estudos!

Abraços,

Dani Brito

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: