FINANÇAS

RESIDÊNCIA MÉDICA

FACULDADE

SÁUDE MENTAL

CARREIRA

Como estudar? Dicas e métodos pra você se inspirar!

Como estudar? Dicas e métodos pra você se inspirar!

Uma pergunta muito comum no nosso Insta é “como estudar?” De fato, esse é um tema bastante importante, e será nosso foco hoje!

Ah, mas antes de ler aqui, dá uma checada lá no Mentoria Residência . O Bernardo é craque no assunto e criou um método infalível para te ajudar nos estudos. Checa lá e volta aqui depois!

Antes de começar, a gente precisa combinar duas coisas, tá?

1 – Não existe método infalível, cada um irá se adaptar melhor com algum método

2 – A consistência é essencial, você não pode parar no meio do caminho

E se precisar de dicas pra cumprir esse segundo combinado, a gente já juntou dicas legais para você manter a produtividade e o foco!

Vamos lá, então?

Só a aula basta?

As aulas da faculdade são importantes para sua formação. Não só as aulas, mas todo o contato com professores e colegas. Por isso, tente absorver e sugar o máximo que puder delas.

No entanto, só as aulas não são suficientes para você aprender tudo que deveria. Exatamente por isso você precisa aprender como estudar.

Nas aulas, o professor irá te passar uma base do que ele considera mais importante dentro de um mar de informações. Cabe a você aprender mais a fundo sobre essas informações e sobre aquelas que ele não falar em sala.

O que eu gosto de fazer é assistir a aula e usar as falas do professor como base pra saber no que focar quando estudar. Isso ajuda a não ficar perdido com tantas informações que encontro quando pesquiso por outras fontes.

Por isso, vou dar umas dicas aqui sobre como estudar. Não vou falar de todos os métodos, até porque existem muitos, mas vou focar nos mais clássicos.

Como estudar com resumos?

Vamos começar com o básico. Como o próprio nome já indica, você deve resumir o mais importante. Ou seja, não adianta querer colocar todos os detalhes no seu resumo, não é o objetivo.

Resumir é uma atividade trabalhosa e nem sempre ideal. Apesar disso, pode ajudar a gravar as partes essenciais da matéria. Por isso, talvez não seja uma estratégia interessante quando a matéria for muito grande.

Ah, e se você se adaptar, o computador ou um tablet vão gastar muito menos tempo do que escrever à mão!

Então, pra relembrar:

1 – Não tente colocar todo o conteúdo dentro do resumo

2 – Não gaste todo o seu tempo de estudo escrevendo o resumo

Como estudar com livros e apostilas?  

Os livros e apostilas geralmente são a principal fonte. Claro, hoje em dia você acha quase tudo na internet, mas quem aqui não acha bonito referenciar com aquele livro clássico da disciplina?

Com isso, você não precisa ler a risca esses materiais. Mas é importante que você vá nele quando tiver algum tópico nebuloso na sua cabeça. Até porque é difícil você cursar uma faculdade integral, fazer todas as atividades pra se diferenciar e ainda conseguir ler um Harrison inteiro.

Olha, não to falando que você não deva ler, de jeito nenhum. Só estou dizendo que os livros são densos, ainda mais que as apostilas, e por isso podem consumir tempo. Além disso, nem sempre os livros são tão didáticos assim. Então fica ligado e não acha que só por ler e iluminar o livro inteiro você tá 100% estudado.

E fica ligado, só ler as apostilas não é suficiente, você precisa absorver e realmente aprender aquele conteúdo. Isso vale pra todos, principalmente no estudo pra residência.

Estudar com flashcards é bom?

Esse método é interessante pra memorizar e manter a constância. Mas como ele funciona?

Basicamente, você pega cartõezinhos de papel e escreve alguma pergunta ou algo do gênero de um lado e a resposta do outro. Dessa forma, você consegue se manter ativo e invocando sua memória da matéria a todo momento.

Ele funciona bem como informações diretas e pontuais, então não adianta querer escrever um textão. Um bom lugar pra aplicar esse método é com o Anki, um aplicativo que já funciona super bem pra esse método de estudo, vale conferir.

Vale procurar vídeos no YouTube?

Sabia que o YouTube é o segundo principal site de pesquisa do mundo? Pois é, ele só perde pro Google. Ou seja, tem muito conteúdo bom por lá, só precisa saber filtrar.

Se você for do tipo que aprende bastante ouvindo, vale tentar procurar aquele canal maneiro sobre a matéria da faculdade de medicina. O bom é que você pode aumentar a velocidade, coisa que não dá pra fazer nas aulas ao vivo remotas durante a pandemia.

Mas toma cuidado pra informação não entrar por uma orelha e sair por outra. Ver vídeo aula só pra tirar o peso da consciência não adianta, você precisa realmente prestar atenção e entender.

Como estudar enquanto ensina?

Existe uma teoria famosa, chamada Pirâmide de William Glasser. Segundo ele, ensinar é a melhor forma de aprendermos. Checa aqui pra ver o que mais ela diz ⬇️

Pirâmide de William Glasser

E isso faz sentido, não é mesmo? Afinal, pra ensinar, você precisa entender muito bem sobre o assunto e estar sempre revisando, treinando e relembrando.

Como fazer com questões e provas antigas?

Uma coisa muito importante, principalmente nos concursos, é conhecer a prova. Cada prova ou professor irá ter um estilo de questão. Por isso, é importante você já entrar na sala conhecendo a prova que irá fazer.

A melhor maneira de ganhar esse conhecimento é treinando exaustivamente com questões e com provas antigas antes do fatídico dia. Além disso, aproveite pra ir revisando o assunto das questões que errar, pra tentar entender o que errou e sanar todas as dúvidas.

Já fazendo um gancho com a pirâmide lá de cima, tenta discutir as questões com seus amigos. Às vezes você chegou na resposta certa, mas por um caminho que não tá certo. Por meio dessa discussão você pode acabar aprendendo e ensinando (que já vimos ser uma excelente forma de aprendizado).

Seja organizado!

Pra manter uma boa rotina de estudos, é importante saber se organizar e gerir o seu tempo. Por isso, antes de começar, faça seu planejamento e já pensa em tudo que precisa fazer e como encaixar isso nos seus horários.

Vale usar Google Agenda, planner, app no celular, o que for. O importante é não se perder em meio ao seus estudos e conseguir fazer o máximo com o menor gasto de tempo possível.

É isso, pessoal. Espero que o estudo de vocês renda com essas dicas que eu dei!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: