Estudo em grupo: vale a pena

Muitos alunos de medicina preferem aquele estudo em grupo em vez de estudarem sozinhos. E pode até dar certo, mas não é pra todo mundo.

Por isso, hoje eu vou conversar um pouquinho com vocês sobre esse tema, beleza? Aí, ao final, você tira suas conclusões e escolhe o melhor método de estudo pra você.

Vamos lá, então?

Como funciona o estudo em grupo?

Semelhantemente ao estudo individual, o estudo em grupo exige sinergismo entre os participantes. Dessa forma, eles irão optar por um modelo que contemple a todos.

Por exemplo, podem fazer mini aulas ministradas por cada um dos estudantes, podem fazer questões e depois discutir o gabarito, podem simplesmente estudarem sozinhos, só que no mesmo ambiente, e por aí vai!

A lista de opções é enorme, e não vale a pena eu ficar dando mil exemplos por aqui. Apesar disso, acho que já deu pra perceber que esse estudo em grupo não é rígido, né? Vocês podem adaptar pro jeito que acharem mais proveitoso.

Mas e se não concordarmos com o método de estudo?

Bom, você acaba de se deparar com um dos grandes problemas do estudo em grupo. Nem sempre o que é eficiente pra um dos integrantes será para o outro. Mas e aí, o que fazer?

Existem duas soluções simples. A primeira é não formarem esse grupo de estudos, estudem com outras pessoas ou até mesmo sozinhos. Outra opção é conversarem e acharem um meio termo.

Vocês podem tanto estudar um pouquinho pelo método que melhor contempla um e depois alternar ou podem achar uma terceira via, que deixa ambos satisfeitos, apesar de não ser a preferida de nenhum.

O estudo em grupo pode também funcionar como revisão

A quantidade de matéria na faculdade de medicina é enorme, isso não é novidade pra ninguém aqui. Por isso, é impossível organizar estudo em grupo a todo momento. Então, a solução é ir levando os estudos sozinho, muitas vezes.

Assim, se esse for o caso, você pode organizar grupos para revisão. Afinal de contas, uma das melhores maneiras de realmente aprender  e de fixar o conteúdo é ensiná-lo para alguém.

Dessa forma, você pode estudar sozinho ao longo do período e na época de provas convocar o seu grupo pra dar aquele gás final.

O estudo em grupo exige concentração

Um grande risco do estudo em grupo é se distrair com os outros. A linha entre esse estudo e uma roda de conversa entre amigos é muito tênue.

Por isso, se você tem dificuldades de se concentrar na presença de outras pessoas ou até mesmo com barulho, talvez precise repensar se realmente é um método válido pra você.

Em grupo ou sozinho, o importante é aprender

O objetivo final do estudo é aprender algo. Assim, como já disse antes, só você pode dizer se aquela estratégia é boa ou não para você.

Dessa maneira, experimente estudar de ambas as formas, aplicando estratégias diferentes de estudo, pode ser leitura ativa, flashcards ou questões e mais questões, o que se aplicar melhor a você. Depois desse test drive, molde o seu estudo pra melhor te atender!

Lá no MedSkill a gente tem cursos pra te ajudar a tirar o melhor proveito possível dos estudos. E se já estiver no internato, confere o Mentoria Residência pra conseguir turbinar os estudos e conseguir a sua aprovação!

Bom, pessoal, por hoje era isso que eu queria falar com vocês. Espero que eu tenha ajudado a clarear um pouco o estudo em grupo na cabeça de vocês! Se precisarem de ajuda, só chamar lá no nosso Insta, show?

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *