Flashcards na medicina: vale a pena?

Flashcards na medicina: vale a pena?

Os flashcards na medicina são uma forma clássica de estudos. Ainda assim, não são todos que aplicam essa técnica. Por isso, vou conversar um pouquinho com vocês sobre esse método, pra vocês verem se ele é aplicável na rotina de vocês, beleza?

Antes de começar a falar dos flashcards na medicina, eu preciso frisar. Cada aluno precisa encontrar o seu método. O que dá certo pro seu colega de sala, não necessariamente vai dar pra você, tá? Então, não fica comparando as métricas! Faz o que se adequar mais à sua realidade e vamo que vamo.

E se você é daqueles que prefere conteúdo audiovisual, dá uma conferida nesse vídeo aqui que o Bernardo fez. Com tanto conteúdo de qualidade no Mentoria Residência, é inegável que ele tem autoridade no assunto!

Vamos lá, então?

residência médica

O que são os flashcards na medicina?

Sabe aqueles papéis que os apresentadores de televisão seguram nos programas? Pois é, aquilo são flashcards! Neles, os apresentadores têm dicas e anotações sobre o andamento do programa.

Nos estudos, é semelhante. Contudo, em vez da pausa pras videocassetadas, vocês vai anotar conteúdos e matérias, mas de forma bem resumidinha. A maneira que vai escrever, fica a gosto do cliente.

Ou seja, você pode fazer anotações pontuais, pode fazer perguntas com a resposta no verso, pra estimular, dentre outros. As opções são inúmeras, e dentro dessa própria técnica, você consegue adaptar pro seu jeitinho.

Botando a cabeça pra funcionar

Quando você estuda por livros ou apostilas, geralmente você apenas lê, certo? Com os flashcards na medicina, você consegue estimular a memória o tempo todo, ajudando a gravar o conteúdo.

Por exemplo, lembra que eu falei lá em cima do esquema de perguntas e respostas? Então, quando você ler uma pergunta no seu flashcard e ficar pensando na resposta, com certeza vai se esforçar e ativar a memória de longo prazo.

Se acertar a pergunta, ótimo, sinal que tá sabendo. Se errar, acontece, mas usa esse erro como aprendizado e não erra de novo a mesma coisa. Ou seja, é uma metodologia ativa, na qual você está sempre garantindo que você de fato sabe a resposta, e não apenas leu em algum trecho.

Em suma, os flashcards na medicina vão garantir um estudo proativo e estimular a dominância dos conteúdos.

Alguns problemas dos flashcards na medicina

Apesar de tudo, nem tudo são flores com esse método. Se for aquele tipo de pessoa que quer deixar tudo feito à mão, bonitinho e perfeitinho, talvez esse método não seja ideal.

Em primeiro lugar, não tem nada de errado com isso, tá? Mas como disse lá em cima, cada pessoa se adapta melhor com um método. Nesse caso que mencionei, você vai acabar perdendo muito tempo na confecção. Com isso, você vai perder tempo útil de estudo em vez de estar efetivamente aprendendo o conteúdo.

Uma dica aqui é fazer os seus flashcards na medicina digitados. Com isso, vão ficar bonitos, compreensíveis e gastar muito menos tempo.

Além disso, é preciso organização. O legal desse método é que você pode estudar o tempo todo, desde a ida pra faculdade no ônibus até no período do almoço. Mas de nada adianta se você esquece os flashcards por aí ou se não lembra de pegar cartas novas, ficando sempre com as mesmas.

Uma vez mais, o meio digital pode te ajudar. Isso porque a gente esquece a cabeça em casa, mas dificilmente esquece o celular. Então, você pode ter todos os seus flashcards no seu bolso 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas afinal, os flashcards na medicina são um bom método?

De maneira geral, são. Os flashcards na medicina são uma excelente maneira de revisar o conteúdo e estimular sempre o pensamento ativo.

Mas vou enfatizar de novo: ser um bom método de estudo não quer dizer que é bom para todos os estudantes!

Então, tenta, veja o que acha. Se gostar, ótimo, vai te ajudar. Se não gostar, fica por aqui com a gente, que sempre estamos dando dicas de estudo e de métodos pra te ajudar a ser um aluno Além da Medicina!

Bom, pessoal, por hoje era isso que eu queria falar com vocês. Espero que a técnica dos flashcards na medicina tenha ficado mais clara e que vocês consigam usar em favor próprio! Se precisar de algo, só chamar lá no Insta, show?

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Isso fez sentido pra você? Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Digite o email em que você quer receber o Checklist: