Faculdade de medicina e residência: alguns desafios 

O mundo mudou nos últimos anos. E com ele, faculdade de medicina e residência também mudaram. Por isso, muitos estudantes ficam com dúvidas nesse tema.

Então, vamos falar um pouquinho hoje sobre esse novo cenário da faculdade de medicina e residência médica. Vamos aproveitar enquanto ainda temos tempo, para nos adaptarmos. Já que o mundo mudou, vamos mudar com ele!

O desafio da renda na faculdade de medicina e residência

Essa é uma das dúvidas que mais chega aqui na página. Como se manter na faculdade de medicina e residência? Será que aluno de medicina consegue ganhar dinheiro? Será que a bolsa da residência é suficiente?

Vamos dividir por partes aqui, pra facilitar. Pra seguir uma ordem temporal, vamos focar primeiro na faculdade, depois na residência.

Estudante da faculdade de medicina pode sim ganhar dinheiro

Antes de mais nada, para tudo que você está fazendo. Agora vai checar nosso post com 15 dicas de fonte de renda na faculdade de medicina. Já deu pra perceber que dá pra juntar um dinheiro, né?

A internet foi uma das grandes mudanças que o mundo nos trouxe. Por isso, aproveite-a. Pega as dicas que dei e usa a internet a seu favor, criando uma fonte de renda desde já. Confia, 500 reais todo mês já farão uma bela diferença. Então, tá esperando o que?

Além disso, você consegue investir com essa renda

Eu disse que 500 reais por mês já fariam diferença, não disse? Pois é, com esse valor você já consegue investir.

Não acredita em mim? Checa esse post aqui, que eu te mostro que é sim!

Se ainda estiver inseguro, o Finanças Dominadas vai te ajudar. Lá, você vai aprender como investir e como render seu salário de estudante. E isso vale na faculdade de medicina e residência médica, tá? Use o tempo a seu favor!

Mas como se manter na residência?

Como a gente falou ali em cima, se manter na faculdade de medicina e residência exige comprometimento. Então, é legal você trabalhar soft skills, como gestão de tempo

A bolsa de residência de fato é muito alta. No entanto, é possível se manter na residência. De fato, às vezes vai precisar achar plantões extras, mas com organização é possível.

Se o Victor, que chegou em São Paulo com 6 mil na conta conseguiu, por que você não vai conseguir.

4 dicas pra seguir entre faculdade de medicina e residência 

Vou dar aqui umas dicas pra vocês. Mesmo que siga antes ou ao início da residência, vão te ajudar ao longo dos anos que virão.

Confere aí então:

Não tenha pressa

Você ainda está incerto? Precisa quitar dívidas? Relaxa, um ano a mais entre a faculdade de medicina e residência, lá na frente, não vai fazer diferença. Dê tempo ao tempo e tenha calma. Além disso, isso ajudará a fazer escolhas mais racionais e claras.

Dê um gás entre faculdade de medicina e residência

Aproveite o CRM novinho em folha e use muito. Essa é uma época que a faculdade já acabou e a residência não começou ainda. Por isso, tente acumular um dinheiro pra usar como combustível durante os anos de residente.

Não cometa os erros clássicos do recém-formado 

Cuidado pra não aumentar muito o padrão de vida. Claro, você precisa aproveitar os frutos do trabalho. Mas cuidado que se aumentar muito os custos, pode acabar se enfiando numa lascada financeira cada vez maior.

Seja plantonista em mais de um lugar

Pensa na carteira de investimentos diversificada. Se uma ação desvaloriza, outra pode valorizar e compensar, certo? Mesma lógica aqui. Se algum lugar te der calote ou te demitir, você tem outra fonte. Só cuidado pra não pulverizar seus plantões me mil lugares diferentes.

Como se decidir na faculdade de medicina e residência?

A escolha da especialidade é um dos maiores desafios pra vários acadêmicos. Até por isso a gente já fez uma série de textos sobre:

1 – Escolha da especialidade

2 – Escolha da residência

3 – Se mudar pra residência  

Antes de mais nada, você deveria checar o Mentoria Residência, pra garantir a aprovação. Com várias opções, a escolha é mais fácil.

Resumindo os textos de faculdade de medicina e residência com 3 dicas

Dica 1: Não se restrinja durante a faculdade

O foco da faculdade de medicina é um. O da residência é outro. Na faculdade, devemos nos formar bons generalistas. Por isso, devemos saber atender consultas como as do posto de saúde.

Já na residência, devemos nos formar especialistas. Então, a gente precisa ter uma imersão em assuntos específicos, diferente da faculdade, quando você deve aprender sobre tudo.

Ou seja, não escolha a especialidade logo no primeiro período. Tenha mente aberta e experimente tudo. Ao final do curso, com a experiência acumulada, você decide a sua especialidade

Dica 2: Conhecimento vale mais que certificado

De nada adianta um certificado se você não souber o conhecimento atrelado a ele. Então não adianta se enfiar em mil atividades e não realmente aproveitar todas. Tenha calma e parcimônia nas escolhas.

Claro, a residência talvez pontue certificados. Mas dá uma lida nos editais e vê o que realmente vale ponto. Às vezes você está investindo tempo em algo que não te interessa e não vai gerar retorno.

Dica 3: Converse com os residentes

Quem melhor pra te dar conselhos e sugestões do aqueles que vivem a residência. Então antes das suas decisões, fale com os residentes. Fale com aqueles do seu serviço de interesse e até de outros serviços, pra entender melhor o mercado.

Quer saber mais sobre desafios da faculdade de medicina e residência?

Então dá uma conferida nesse podcast aqui. O Victor foi convidado e deu uma verdadeira aula de 40 minutos, sobre tudo que falamos aqui.

Bom pessoal, por hoje era isso que tinha pra falar. Se precisarem de uma ajudinha a mais, chamem lá no Insta!

Grande abraço,

Eric Slawka

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *